Anfavea comemora alta da produção e emplacamento de carros no trimestre

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Anfavea comemora alta da produção e emplacamento de carros no trimestre. Foto: Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 12 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos) comemora o aumento de produção de veículos no terceiro trimestre de 2022. Isso porque, no período, subiu 11,6% em relação ao trimestre anterior.

Além disso, a Anfavea também comemora o aumento na venda e emplacamento de novos veículos no período. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Veja em seguida: BMW Série 3 chega com tudo ao mercado brasileiro; produção em Santa Catarina

Durante o trimestre que acabou em setembro, o Brasil produziu 665 mil novos carros, segundo os dados divulgados pela Anfavea. No entanto, também neste período, as exportações de carros tiveram um recuo de 15,2%.

Anfavea comemora alta da produção e emplacamento de carros no trimestre. Foto: Canva
Anfavea comemora alta da produção e emplacamento de carros no trimestre. Foto: Canva

Anfavea registra menos vendas mensais

No entanto, em relação ao período mensal, a Anfavea registrou recuo de 12,7% na produção de carros em relação ao mesmo período de agosto. Contudo, neste caso, uma explicação para isso é que setembro tem um dia a menos e também teve um feriado, o que impactou diretamente nos números.

Durante setembro, o Brasil produziu 207,8 mil veículos, segundo os dados oficiais da Anfavea. Por sua vez, o país emplacou 194 mil novos carros, o que é 7% menor que o mesmo período em agosto.

Veja em seguida: Rota do Asfalto: Belina 1988 sai de São Paulo para cruzar Cordilheira dos Andes

Contudo, a exportação de veículos novos despencou 39%. Segundo a Anfavea, problemas como as restrições que vieram da Argentina, que vive grave crise econômica, impactaram diretamente nestes dados.

Melhora em relação a 2021

Mas, ainda segundo os dados que a Anfavea divulgou nos últimos dias, os números são totalmente favoráveis quando a comparação é relacionada a 2021. Isso porque a produção subiu 19,3% em relação a setembro do ano passado, enquanto o aumento de vendas foi ainda maior, chegando a 25,1%. Já a exportação de veículos, segundo a Anfavea, também teve 19,3% de alta quando se compara setembro de 2021 com setembro de 2022.

Veja em seguida: GP do Japão: Verstappen vence prova tumultuada pela chuva e é bicampeão mundial

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas