SP 2: icônico esportivo da Volkswagen completa 50 anos de história
Veículo marcou geração na década de 1970
São José dos Campos-SP, 29 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Volkswagen comemorou, no último final de semana, os 50 anos do lançamento de um ícone da indústria automobilística brasileira: o esportivo SP 2. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, naquela época, muitos brincavam e chamavam o carro de ‘Brasília amassada’. Afinal de contas, é um esportivo mais baixo, mas com a frente quase igual à da Brasília e também da Variant. Na época, lançamento aconteceu na capital paulista, no dia 26 de junho de 1972.
Veja em seguida: Quais os cuidados devemos ter com a instalação do som automotivo? Confira
Assim, o SP 1 e o SP 2 se tornaram carros dos jovens abastados da época e também chamava a atenção pela beleza e pela agilidade. Por exemplo, o motor a ar do SP 1 era um 1.6 L, que proporcionava 65 cavalos de potência.
Por sua vez, o coirmão SP 2 tinha um motor um pouco mais potente, 1,7 L e 75 cavalos de potência. Para aquela época, era uma grande sofisticação. Apesar disso, ele chegava a 153 km/h e demorava 17 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Dessa forma, esse motor exclusivo também acabou não emplacando. Até porque usava a chamada ‘gasolina azul’, um pouco mais cara naquela época.

Interior esportivo
Aliás, por dentro, o SP 2 era uma atração à parte. Isso porque contava com um painel dos mais sofisticados, com vasto painel de instrumento. Além disso, os bancos era de couro e exclusivos para estes modelos. Foi um sucesso absoluto.
No entanto, a alegria durou pouco, pois, logo a Volks também parou de produzir essa belezura. Foram quatro anos de alegria. No entanto, vai sempre ficar na memória.
Isso porque foram pouco mais de 10 mil unidades produzidas no país. Então, encontrar um desses hoje em dia é raro, ainda mais se estiver em bom estado de conservação. E esse carro é sempre um atrativo nos eventos de antigomobilistas.
Mas o surgimento do Passat TS, esportivo, em 1976, e com um preço mais em conta, sepultou a linha SP 1 e 2 (o 1 era a versão de entrada). Contudo, continua sempre na memória dos saudosistas e amantes dos carros antigos. Atualmente, o SP 2 tem até mesmo um clube oficial.
Veja em seguida: Rally dos Vinhedos: uma viagem no túnel do tempo pelo Rio Grande do Sul; confira
Comentários estão fechados.