Como aumentar a vida útil das pastilhas de freio do carro? Confira essas dicas que poucos conhecem
Pastilhas são itens essenciais para a segurança veicular

São José dos Campos-SP, 27 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As pastilhas de freio são itens acessórios do disco de freio. Então, quando freamos o carro, a pastilha entra em contato com o disco e ajuda a diminuir a velocidade. Entretanto, assim como outros itens do carro, também gera desgastes. E o Olhar automotivo vai falar um pouco sobre como aumentar o tempo de vida útil.
Primeiramente, é sempre bom levar o veículo periodicamente ao mecânico, pois, assim desse modo ele vai te orientar quando será necessário trocar a pastilha. Caso passe muito do tempo, ela vai começar também a desgastar o disco de freio. Com isso, vai gastar para trocar a pastilha e o disco, aumentando ainda mais os gastos.
Qual a vida útil da pastilha de freio?
Normalmente, um jogo de pastilha de freios dura entre 30 e 40 mil quilômetros, segundo os especialistas. Ou seja, costuma ter uma durabilidade de dois anos, que é o tempo médio que um motorista roda essa quilometragem.

Entretanto, o ideal é, a cada 5.000 quilômetros, fazer um ‘check up’ no carro, olhar se está tudo certo coma sua pastilha. Isso também vai ajudar a ampliar o tempo de vida útil.
Como gastar menos as pastilhas de freio?
Agora, para desgastar menos a pastilha e aumentar a vida útil, uma dica essencial é não frear com muita força. Assim, vai também reduzir o desgaste do equipamento.
Desta maneira, deve-se sempre dirigir em velocidades compatíveis, para justamente evitar a necessidade das freadas bruscas, que na verdade ampliam o desgaste. Além disso, também faz esquentar a pastilha e diminui o tempo de vida útil delas.
Inclusive, outra dica importante é evitar deixar o carro no chamado ponto morto, sem marchas engatadas. Caso contrário, também vai exigir um pouco mais das pastilhas e fazer um desgaste maior do equipamento.
Como saber se a pastilha está ruim?
Por fim, para saber quando a pastilha de freio está ruim, alguns sinais são clássicos. E o principal deles é quando o carro começa a ‘vibrar’ na hora da freada. Além disso, quando pisamos no freio e ele demora mais para responder, também é um sinal de que devemos levar a uma oficina para trocar.
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