Etanol bebe mais do que a gasolina? Confira essas dicas para melhorar o consumo

É possível economizar um pouco mais nesse combustível

São José dos Campos-SP, 13 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O etanol é um combustível brasileiro, feito com cana-de-açúcar e que consome cerca de 30% a mais do que a gasolina. No entanto, dependendo do preço do litro, ele se torna mais vantajoso. Então, o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre como economizar mais o etanol.

Atualmente, quase todos os carros novos são flex, ou seja, aceitam etanol e gasolina. No entanto, ainda circulam muitos carros originais a etanol e, por isso, não temos outra opção. Neste caso, e também nos carros flex, podemos usar algumas dicas para minimizar o consumo.

Veja em seguida: Buzina: nunca fique sem esse item essencial para o veículo

Como fazer o álcool render mais no carro?

Agora, uma dica é essencial: a manutenção. Neste casa, sempre mantenha as velas e filtros novos, limpos. Assim, o carro terá uma durabilidade maior e, além disso, vai economizar mais combustível. Isso porque, entre outras coisas, vai ficar mais fácil para ligar e, consequentemente, vai injetar menos etanol.

Etanol bebe mais do que a gasolina? Confira essas dicas para melhorar o consumo. Foto: Canva
Etanol bebe mais do que a gasolina? Confira essas dicas para melhorar o consumo. Foto: Canva

 

Outra coisa importante é usar combustível de boa procedência. Embora o etanol não tenha os mesmos problemas de adulteração como a gasolina, também há os de boa e má qualidade. Assim, muitos postos colocam mais água para deixar mais barato. Consequentemente, vai acabar consumindo o combustível mais rápido.

Veja em seguida: Ferrari Roma: saiba sobre o carrão do atacante belga Romelu Lukaku

O que fazer para economizar etanol?

Mas também temos outras dicas importantes, como a troca das marchas no tempo correto. Por isso, nunca ‘estique’ demais a marcha. Ainda mais na cidade, em vias urbanas, o etanol tende a ser ainda mais ‘beberrão’. Ou seja, se não usarmos as marchas de forma correta, vai gastar mais.

Além disso, evite andar com o carro em ponto morto, ou na ‘banguela’, como em descidas ou momentos antes de passar em uma lombada (quebra-molas). Afinal de contas, isso vai gastar ainda mais o seu etanol.

Contudo, há algumas dicas que servem para todos os tipos de combustível. Por exemplo, dirigir com o vidro fechado melhora o consumo. Isso porque com eles abertos, a pressão do ar é maior e força mais o motor.

Por fim, também devemos constantemente calibrar os pneus, ao menos uma vez por semana. Mas também devemos alinhar e balancear os pneus quando for necessário. Tudo isso vai influenciar diretamente no consumo.

Veja em seguida: Verstappen vence GP de Baku,e dispara na liderança do Mundial; veja como foi

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy