Dirigir sob neblina: saiba como fazer para manter o máximo de segurança

Confira essas dicas essenciais para os motoristas

São José dos Campos-SP, 13 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O inverno está chegando com tudo e, nesses dias frios, dirigir sob neblina se torna mais frequente. Por isso, os motoristas precisam ter ainda mais cuidado e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, vale também ressaltar que, em alguns casos, a névoa é tão forte que se impossibilita seguir viagem. Então, o mais prudente é parar. Inclusive, em países do hemisfério norte, onde esses casos são mais frequente, há muitos acidentes graves por conta disso.

Veja em seguida: Buzina: nunca fique sem esse item essencial para o veículo

Como agir na neblina

Agora, se está dirigindo em uma serra e, de repente, vem aquele nevoeiro, é preciso manter a calma. Caso consiga ter alguma visibilidade, pode continuar dirigindo. No entanto, aí vai precisar redobrar a sua atenção.

Desta maneira, jamais fique no celular (isso nem com a visão totalmente limpa) e evite conversar com os demais ocupantes do carro. Além disso, também evite olhar para o lado enquanto dirige.

Dirigir sob neblina: saiba como fazer para manter o máximo de segurança. Foto: Canva
Dirigir sob neblina: saiba como fazer para manter o máximo de segurança. Foto: Canva

 

Outra dica preciosa nesses casos é acompanhar a linha de marcação da pista. Ainda mais se essas linhas contarem com o apoio de um olho de gato. Isso porque vai te guiar melhor e te trazer uma referência de onde realmente está. Além de minimizar o risco de sair da pista, por exemplo.

Veja em seguida: Verstappen vence GP de Baku,e dispara na liderança do Mundial; veja como foi

Em seguida, também procure até abrir o vidro do carro para escutar melhor os barulhos do lado de fora. Até porque, com a visão limitada, a audição pode ajudar.

Outras providências

Enquanto isso, também deve ligar os faróis de neblina, caso tenha, ou o farol baixo. Neste caso, não adianta usar o farol alto. Isso não vai melhorar em nada a sua visibilidade e ainda vai prejudicar quem vem no sentido contrário eventualmente.

Mas também precisamos, imediatamente, reduzir a velocidade quando estamos na neblina. Afinal de contas, vai diminuir a possibilidade de bater no carro da frente. E, caso aconteça uma eventual colisão, ao menos não vai ser tão forte.

Aliás, em se tratando de carro da frente, procure manter uma distância sempre segura. Então, se o da frente tiver que frear por conta da falta de visibilidade, terá maior tempo para desviar ou reduzir.

Por fim, se o tempo estiver muito ruim e, na estrada, não houver um acostamento seguro, não se desespere. Dirija até o lugar mais seguro e pare, enquanto aguarda o final do nevoeiro.

Veja em seguida: Etanol bebe mais do que a gasolina? Confira essas dicas para melhorar o consumo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy