Verstappen vence GP de Baku,e dispara na liderança do Mundial; veja como foi
Enquanto isso, as duas Ferraris tiveram problemas e abandonaram

São José dos Campos-SP, 12 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP de Baku, no Azerbaijão, na manhã deste domingo (12), pela oitava etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 2022. E o Olhar Automotivo vai falar sobre o assunto.
Com esse resultado, ele chegou a cinco vitórias no ano e, como atual campeão mundial, chegou a 150 pontos.
O seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Perez, ficou em segundo lugar e assumiu o segundo lugar na temporada, com 129 pontos. As duas Ferraris abandonaram e Leclerc caiu para o terceiro lugar na classificação, com 116 pontos.
Mas a surpresa positiva da prova foi a Mercedes, que foi ao pódio com George Russell, em terceiro, e Lewis Hamilton ficou em quarto.
Agora, eles voltam às pistas no próximo domingo, quando disputam o GP do Canadá, em Montreal, a nona etapa do Mundial.
Veja em seguida: Ferrari Roma: saiba sobre o carrão do atacante belga Romelu Lukaku
Como foi a prova
Logo na largada, Perez largou melhor, tracionou bem e ultrapassou Leclerc, assumindo a ponta e já abrindo uma certa distância.
Enquanto isso, Nicholas Latifi, da Williams, teve que pagar punição nos boxes por posicionar o carro fora da marca antes da largada e a equipe ajustar fora do tempo permitido.
Por sua vez, lá na frente, Perez ia abrindo vantagem sobre Leclerc, enquanto Verstappen se aproximava e pressionava o monegasco.
Depois, na décima volta, Carlos Sainz, da Ferrari, que estava em quarto lugar, abandonou, saiu da pista e veio o Virtual Safety Car. Com isso, seu companheiro Leclerc aproveitou para trocar o primeiro, com outros pilotos seguindo o mesmo caminho.
Apesar de colocar pneus duros, o monegasco demorou 5,4 segundos na parada, o que atrapalhou um pouco a estratégia da equipe.
Mais tarde, na volta 15, Verstappen passou Perez, após tirar dois segundos de diferença, fazendo a troca de posição. Naquele momento, Leclerc, com pneus mais novos, também diminuía a distância.
Então, a expectativa naquele momento era saber se o piloto da Ferrari iria aguentar a prova toda com aquele jogo de pneus, sem precisar trocar novamente.
Mudanças de posição
E, na volta 17, Perez parou para trocar os pneus, pneus, mas também demorou e perder 5,4 segundos na troca. Assim, viu Leclerc livre para perseguir Verstappen.
Assim, na volta 19, o holandês parou também para trocar pneus e voltou em segundo lugar, 13,6 segundos atrás de Leclerc.
A partir daí, começou uma briga direta entre os também dois primeiros colocados no Campeonato Mundial. Entretanto, na volta 20, o motor da Ferrari estourou e Leclerc abandonou a prova.
Sainz: DNF
Leclerc: DNFWatch Ferrari's double DNF unfold in Baku ⬇️#AzerbaijanGP #F1 https://t.co/0mE6YbEusX
— Formula 1 (@F1) June 12, 2022
Com isso, a corrida ficou totalmente nas mãos de Verstappen, que já tinha mais de 4 segundos de frente sobre Perez.
Apenas na volta 34 eles pararam de novo para trocar pneus, mas a vantagem do holandês era tanta, que ele voltou na frente e ainda aproveitou um Virtual Safety Car.
Depois, foi só administrar a liderança e vencer uma das corridas mais tranquilas da carreira dele até agora.
Comentários estão fechados.