Fenabrave comemora alta dos emplacamentos de veículos em maio; confira os números

Apesar disso, ainda não há mudança de previsão para o final do ano

São José dos Campos-SP, 3 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou balança de maio dos emplacamentos de veículos e os dados foram animadores. Assim, o Olhar Automotivo vai falar sobre o assunto.

Apesar da crise econômica, da inflação e do aumento dos preços dos combustíveis, 338.440 a Fenabrave registrou 338.440 veículos emplacados em maio. Isso foi 25,09% maior do que o mesmo período do mês anterior, em abril.

Veja em seguida: Das pistas para as ruas: Mercedes AMG One é o novo hiper esportivo da marca alemã

Além disso, se comparado com maio de 2021, o aumento das vendas foi de 6,03%. No ano passado, nesta época do ano, ainda havia várias restrições sanitárias. Isso por causa da pandemia da Covid-19.

Sem previsão de mudança

Embora os números tenham sido mais animadores neste último mês, a Fenabrave informou em seu balanço mensal que ainda não vai fazer mudança na projeção para o final do ano.

Segundo a entidade, uma nova projeção anual será feita apenas no final do primeiro semestre. Até porque, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2022, a ainda há uma queda no volume de emplacamentos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda é de 4,16%.

Assim, o presidente da Fenabrave, Andreata Junior, também fez um balanço dos números divulgados pela entidade.

“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das Montadoras. Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar”, afirmou.

Inclusive, o presidente da entidade também disse que o cenário nacional, com eleições presidenciais previstas para outubro, podem causar maior volatilidade no cenário automotivo.

Veja em seguida: Fiat comemora marca de 330 mil unidades do Argo vendidas no Brasil

Híbridos e elétricos crescem

Além disso, a venda de veículos híbridos e elétricos teve um grande salto em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com os dados da Fenabrave, em maio de 2021 foram 10.393 veículos elétricos ou híbridos emplacados. Por sua vez, em maio de 2022 foram 16.393 emplacamentos. Desta maneira, o aumento foi de 57,7%.

Contudo, esses veículos com energia renovável ainda estão bem atrás dos veículos movidos a combustão. Por exemplo, eles representam apenas 2,4% de todo o mercador de veículos automotivos.

Veja em seguida: Volvo aposta em maior autonomia para os modelos XC60 e XC90 no mercado brasileiro; confira

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy