Márcio de Lima Leite, novo presidente da Anfavea, terá 3 anos de desafios; saiba quem é ele
Ele também é dirigente do grupo que comanda a Fiat na América do Sul

São José dos Campos, 3 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) tem um novo presidente para o próximo triênio. Assim, Márcio de Lima Leite, de 51 anos, fica no cargo até 2025. E o Olhar Automotivo vai falar sobre os desafios que ele terá pela frente.
Agora, o novo presidente, que assumiu na segunda-feira (2), inicia um trabalho no lugar de Luiz Carlos Moraes, que encerrou o mandato nesta semana. E terá pela frente muitos desafios.
Afinal de contas, o Brasil vive uma crise financeira e os preços dos carros subiram muito nos últimos anos. Somado a isso ainda tem a questão dos combustíveis, que também ficaram caros e até proibitivos para os consumidores.
Desta maneira, também impacta na cadeia de produção da indústria automotiva e compromete o crescimento do setor. Mas Márcio Leite sabe muito bem do que se trata.
Isso porque ele também acumula o cargo de vice-presidente de assuntos jurídicos, tributários e relações institucionais do grupo Stellantis na América do Sul. Esse grupo controla 14 marcas, entre elas a Fiat e a Jeep.
Enquanto isso, era vice-presidente da Anfavea desde 2017, quando o cenário da indústria automotiva brasileira era um pouco melhor.
Veja em seguida: Óleo mineral, sintético ou semissintético? Confira qual é o melhor para o seu carro
Importância do setor automotivo
Na condição de novo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite ressalta a importância da cadeia produtiva do setor automotivo brasileiro.
“As nossas fábricas e nossos produtos são apenas a ponta do iceberg de um enorme ecossistema de empresas, fornecedores de peças e insumos, prestadores de serviço, revendedores e uma variedade incrível de consumidores particulares e corporativos, todos interconectados”, disse ao site da entidade.
Além disso, Leite também destaca o desenvolvimento da indústria brasileira através do setor automotivo.
“Mais do que números superlativos, nosso setor induz o desenvolvimento e traz ao país inovações tecnológicas, conhecimento técnico e estratégico, crescimento socioeconômico e uma infinidade de conquistas intangíveis”, afirmou.
“É em nome de tudo isso e da transformação da mobilidade que queremos atuar e debater os necessários avanços com todas as esferas do poder público, do setor privado e de toda a sociedade”, ressaltou o novo presidente.
Assim, pós-graduado em gestão estratégica, Márcio de Lima Leite vai precisar também de muito conhecimento para a nova missão que vem pelos próximos três anos.
Comentários estão fechados.