Qual a quilometragem ideal para um carro seminovo? Confira algumas dicas valiosas

Alguns carros rodam, em média, 15 mil quilômetros por ano

São José dos Campos, 20 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A quilometragem de um carro seminovo preocupa e interessa a muitos compradores. Afinal de contas, isso pode determinar o real estado de conservação do veículo, seu tempo de vida útil e até mesmo o valor. Então, o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, muitos perguntam qual é a quilometragem ideal para um carro seminovo e a resposta é: depende. Isso porque cada carro tem um estado de conservação diferente. Por exemplo, que usa o carro mais na estrada tende a ter uma conservação maior do que quem usa na cidade. E maior ainda do que alguém que trafega mais em estradas de terra.

Veja em seguida: Placa preta: saiba como fazer para colocar e confira se o seu carro se enquadra no perfil de colecionador

Afinal de contas, não é só a quilometragem que vai mudar, mas também outros itens como freios, mola, suspensão e amortecedores terão um comportamento diferente em cada terreno. Por isso, na hora de comprar um carro seminovo, o ideal é fazer a avaliação com um mecânico de confiança.

Quanto à quilometragem, embora não se tenha um valor exato, podemos estimar que um carro rode, em média, 15 mil quilômetros por ano, desde que não seja veículo de aplicativo ou que se usa para trabalhar. Neste sentido, um carro com três anos de uso e 45 mil quilômetros rodados, pode ser razoável. Desde que, como já dito antes, seja bem cuidado.

Veja em seguida: Vai viajar para a praia? Confira algumas dicas importantes para descer a serra com segurança

Como saber se a quilometragem é real

Muitas vezes os motoristas ou revendedores alteram a quilometragem, o que é ilegal. Mas é possível verificar a originalidade, com um mecânico. Por exemplo, observar se o painel não foi alterado visualmente ou se os pneus não estão mais desgastados do que mostra o carro. Vale lembrar que um pneu dura de 40 mil a 60 mil quilômetros. Mas também observe se o carro não tem muitos barulhos quando roda e se os bancos estão bem conservados.

Contudo, também é possível encontrar carros com sete ou oito anos de uso e uma quilometragem baixa, embora mais raro. Assim, para um carro com mais de dez anos de uso, se estiver na casa dos 120 mil quilômetros rodados, é um bom sinal. Assim, basta fazer uma revisão, conferir se está tudo em dia e fazer o negócio. Até porque, com o aumento do preço dos veículos novos, esses de segunda mão ganham cada vez mais espaço. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Opinião Sincera’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Saiba como fazer para dirigir na chuva com cuidado; confira essas dicas simples

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy