Saiba como fazer para dirigir na chuva com cuidado; confira essas dicas simples

Algumas dicas vão facilitar a direção e aumentar a segurança

São José dos Campos, 19 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Dirigir na chuva, naturalmente, é um risco maior do que se estivéssemos em uma pista seca. Afinal de contas, nem mesmo Ayrton Senna, o ‘Rei da Chuva’, gostava de pilotas nessas condições. Ainda assim, ganhou corridas épicas na Fórmula 1. Contudo, não somos pilotos e precisamos ter alguns cuidados com nossa segurança. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, se a chuva estiver forte e não houver necessidade de sair naquele momento, fique em casa e espere. No entanto, nem sempre isso é possível ou até mesmo o temporal pega o motorista de surpresa no meio do caminho. Então, algumas dicas simples são essenciais e uma delas é manter distância sobre o veículo da frente.

Veja em seguida: Como fazer para conservar a pintura do carro? Confira algumas dicas simples e essenciais

Desta maneira, se a visibilidade piorar ou se tiver que frear bruscamente, vai evitar um acidente. Caso contrário, provavelmente não vai parar a tempo. Aliás, se a visibilidade ficar muito ruim, o aconselhável é parar no acostamento, ligar o pisca-alerta e esperar o tempo necessário.

Outra dica importante é reduzir a velocidade sempre que começar a chover, pois, a pista fica mais escorregadia neste momento. Além disso, se estiver de dia, já ligue o farol baixo, embora isso já seja obrigatório em algumas estradas, mesmo com o tempo seco. Isso vai ajudar a melhorar a visibilidade.

Quais os riscos de dirigir na chuva?

Apesar de todos os cuidados que devemos tomar, os riscos de dirigir na chuva são grandes. Mas um deles é especialmente complicado: a aquaplanagem. Neste caso, o carro vai ‘flutuar’ sobre a água e, agora, o motorista perde completamente o controle do veículo. Caso esteja em velocidade muito alta, a possibilidade de bater e se machucar seriamente aumenta.

Veja em seguida: Você sabe o que é direção defensiva? Confira porque ela é tão importante no trânsito

Ainda assim, é possível evitar acidente tirando o pé do acelerador e mantendo o volante em direção reta, além de manter também a tranquilidade. Por fim, também evite fazer ultrapassagens durante as chuvas, pois o carro vai perder estabilidade. E, naturalmente, sempre cuide da manutenção do veículo. Afinal de contas, um pneu careca, por exemplo, representaria perigo ainda maior na hora de dirigir sob essas condições climáticas. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘ProLife21’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: GM anuncia mais versões para o Spin 2023 de sete lugares; confira mais detalhes

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy