Você sabe o que é direção defensiva? Confira porque ela é tão importante no trânsito

Modalidade é importante para aprimorar a direção do motorista

São José dos Campos, 18 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A direção defensiva é uma modalidade muito abordada nas autoescolas, pois, como o próprio nome já sugere, é um item que pode ajudar a prevenir acidentes. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre esse assunto.

Primeiramente, vale lembrar que o curso de direção defensiva é obrigatório desde 2004 no Brasil e é uma maneira do futuro motorista agir de forma preventiva no trânsito. Isto é, evitar ações que podem causar acidentes ou colocar a vida das pessoas em risco.

Veja em seguida: Saiba como fazer para cuidar de maneira adequada do sistema de arrefecimento do carro; confira as dicas

Agora, agir com segurança também é uma forma de direção defensiva. Por exemplo, usar o cinto em todos os passageiros, alinhas os espelhos, calibrar os pneus e cuidar da manutenção do carro são partes dessa modalidade.

Outra situação é a forma que o condutor dirige o carro. Neste sentido, evitar ultrapassar em locais proibidos, respeitar o sinal vermelho e não parar em cima da faixa de pedestres também são algumas formas de direção defensiva. Inclusive, manter a distância para o carro da frente e só passar um cruzamento após parar e olhar os dois lados também fazem parte deste seguimento.

Veja em seguida: GM anuncia mais versões para o Spin 2023 de sete lugares; confira mais detalhes

Mas, no trânsito, também existe a direção corretiva, sendo tão importante quanto. Neste caso, é importante saber agir com rapidez para evitar acidentes. Então, um exemplo é conseguir desviar para o acostamento quando vê um acidente acontecer à sua frente. Ou então conseguir frear a tempo de sofrer uma colisão.

Qual a diferença entre direção defensiva e direção preventiva?

Mas, muitas pessoas perguntam qual a diferença entre a direção defensiva e a direção preventiva? Na prática, são métodos parecidos. No entanto, no primeiro caso, se refere às atitudes do condutor para evitar um acidente. Enquanto isso, a direção preventiva mostra ações em que os motoristas agem para se precaver antes que surjam risco.

Por fim, também faz parte da direção defensiva o respeito à todas as placas de trânsito, em qualquer circunstância. Afinal, se elas estão lá, é porque têm muita utilidade. Então, se soubermos respeitar isso, já será um bom caminho. Mas isso vale também para o respeito aos limites de velocidade, que muitas vezes também causam acidentes. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Aiden Pearce’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Carro Renault Kiwid elétrico já pode ser adquirido na pré-venda; confira

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy