Saiba como fazer para cuidar de maneira adequada do sistema de arrefecimento do carro; confira as dicas

Um descuido pode comprometer o motor inteiro

São José dos Campos, 18 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O sistema de arrefecimento do carro é fundamental para o funcionamento do veículo. Isso porque se não funcionar corretamente pode até comprometer o motor, queimando as juntas do cabeçote e gerando um grande prejuízo para o proprietário. Por isso, o Olhar Automotivo tem algumas dicas importantes para isso.

Primeiramente, observe o marcador de temperatura do carro. Logo, é ali que vamos saber se o motor está aquecendo ou não. Caso o acessório não esteja funcionando, troque imediatamente. Afinal de contas, é tão essencial quanto o marcador de combustível e o velocímetro. Assim, vamos saber se o sistema de arrefecimento funciona corretamente.

Veja em seguida: GM anuncia mais versões para o Spin 2023 de sete lugares; confira mais detalhes

Além disso, é importante verificar sempre o reservatório de água no radiador do veículo. Então, o ideal é ver ao menos uma vez por semana. Inclusive, é importante deixar o recipiente com mais da metade cheio, para garantir a refrigeração adequada do motor. E, em dias mais quentes, essa preocupação deve ser redobrada.

Outra informação importante é que, se a água estiver baixa, você encher e baixar logo em seguida, vá ao seu mecânico de confiança e não rode com o carro. Neste sentido, as mangueiras podem estar com algum vazamento de água e isso vai comprometer o seu motor.

Mas também não devemos colocar apenas água no radiador. Desta maneira, é importante aplicar metade de água e metade de aditivo específico para essa finalidade. Com isso, vai ter um funcionamento mais equilibrado.

Veja em seguida: Saiba qual estilo de carro combina mais com você

Como funciona o sistema de arrefecimento?

Frequentemente, os proprietários negligenciam o nível da água no radiador, mas não deveriam. Desse modo, é importante saber que a água, auxiliada por uma bomba, faz a ligação e vai para o motor quando é acionada, através das mangueiras, fazendo o resfriamento adequado. Então, deve-se sempre observar e quando o marcador de temperatura se aproximar da metade, já é um indício de que algo não vai bem.

Por fim, também se atente à ventoinha do veículo, um ventilador do motor. Então, quando for colocar a água e o aditivo, faça com o carro ligado, para seguir aquecido e não haja um choque térmico. Logo, cuide desses detalhes, pois se o cabeçote queimar, a retífica é um serviço dos mais caros. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Automais oficial’, com outras dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Saiba qual a importância de calibrar os pneus do carro e confira algumas dicas úteis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy