Confira algumas dicas importantes para dirigir na estrada de terra

Terreno mais escorregadio é mais perigoso

São José dos Campos, 16 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Dirigir na estrada de terra exige alguns cuidados extras. Afinal de contas, ela é naturalmente mais escorregadia e aumenta muito o risco de acidentes. Por isso, a cautela e a atenção redobrada são palavras de ordem. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, é importante observar as condições mecânicas do veículo. Então, observar o estado de conservação dos pneus é obrigatório. Caso esteja careca, vai ter muito menos aderência e o risco de um acidente certamente aumenta consideravelmente. Então, a vida e a integridade física deve sempre estar em primeiro lugar.

Veja em seguida: Quando devo trocar de carro? Veja as dicas e tire suas dúvidas

Agora, também é importante controlar a velocidade. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o limite de velocidade nas estradas de terra devem ser de, no máximo, 60 km/h. Portanto, deve-se respeitar essa determinação, até por questão de segurança. Além disso, evite ultrapassagens em estrada muito estreitas, pois o risco é grande de perder aderência e rodar. Preze pela sua segurança.

Caso esteja chovendo e encontre lama pelo caminho, passe em primeira marcha, embalado, mas sem correr. Assim, vai conseguir se livrar do problema, que costuma gerar grande preocupação. No entanto, se for uma estrada visivelmente intransitável, não arrisque e volte. Isso porque poderá ficar atolado e em local de pouca movimentação.

Veja em seguida: Qual carro hatch comprar? Veja as melhores opções

Freios na estrada de terra

Além disso, em estradas de terra, evite frear de forma brusca. Logo, com pouca aderência, a possibilidade de rodar é muito grande. E, dependendo da velocidade, existe ainda o perigo de capotamento. Caso tenha muita curva, redobre a atenção e, mais ainda, não freie com tanta intensidade.

Enquanto isso, também sempre procure dirigir nas partes planas da estrada de terra. Nestas superfícies, é comum existirem desníveis, que muitas vezes fazem o carro perder ainda mais aderência. Isso sem contar os buracos, mais comuns nas estradas rurais. Inclusive, isso é mais um agravante para aumentar o risco de acidente.

Por sim, mantenha a revisão do seu veículo em dia. Além do pneu em bom estado, como citado no início do post, também precisamos cuidar dos amortecedores, da suspensão e manter a calibragem e alinhamento em dia. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Ricardo e Cia’ e acompanha mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: A gasolina está muito cara? Saiba como fazer para economizar combustível com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy