A gasolina está muito cara? Saiba como fazer para economizar combustível com dicas simples

Em alguns casos, o etanol pode ser mais vantajoso

São José dos Campos, 16 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A gasolina está muito cara e, de acordo com dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo), o preço médio do litro chegou a subir mais de 60% durante o ano de 2021, seis vezes acima da inflação. Em alguns lugares mais remotos, inclusive, o litro já passa dos R$ 10. Por isso, saber economizar combustível é essencial. E o Olhar Automotivo tem algumas dicas.

Primeiramente, se tiver um carro flex, o etanol pode ser mais vantajoso, embora esse combustível tenha um consumo 30% maior. No entanto, para saber se é mais compensador, basta fazer um cálculo simples. Desse modo, divida o valor do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado da conta for abaixo de 0,70, o etanol compensa mais.

Veja em seguida: Como fazer para evitar ferrugem no chassi do seu carro? Confira essas dicas essenciais

Contudo, na maioria dos estados brasileiros, o etanol não compensa. Normalmente, apenas os estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul possuem preços mais convidativos. Ainda assim, não é em todos os postos e cidades. Por isso, fique sempre atento.

Mas, independentemente do combustível, as dicas de economia são as mesmas. Em uma delas, é importante nunca deixar o carro em ponto morto na descida, ou seja, sem marcha engatada. Além de ser perigoso, ainda vai fazer com que o motor gaste mais gasolina. No entanto, pode-se deixar engatado e tirar o pé do acelerador. Assim, de fato, vai ajudar a economizar.

Veja em seguida: Quanto tempo dura a bateria de carro? Saiba como fazer ela ter uma vida útil maior

Troca de marcha faz diferença na economia de combustível

A marcha tem uma função específica para o funcionamento do motor. Por isso, saber trocar no momento certo vai ajudar na economia do combustível. Então, evite ‘esticar’ e troque a marcha quando ver que o motor já está em rotação maior.

Outro truque ainda pode fazer a diferença: deixar os vidros do carro fechado. Entretanto, em dias muito quentes sabemos que isso é quase impossível. Mas vale fechar, pois, vai entrar menos ar e essa resistência vai melhorar o consumo. E o ar condicionado também faz o carro gastar mais combustível.

Por fim, cuidar da mecânica também ajudar a economizar. Logo, calibre os pneus uma vez por semana, pois, faz a diferença no consumo. E também troque periodicamente as velas e cabos. Isso também vai diminuir o consumo do veículo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Marlon Luz’, com mais algumas dicas interessantes.

Veja em seguida: Vai viajar por estradas esburacadas? Confira como fazer evitar acidentes e danos ao veículo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy