Quanto tempo dura a bateria de carro? Saiba como fazer ela ter uma vida útil maior

Equipamento precisa de cuidados tanto quanto os demais acessórios

São José dos Campos, 16 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A bateria de carro é um item indispensável, pois, sem ela o veículo simplesmente não vai andar. Desta maneira, é preciso ter alguns cuidados na hora de manter esse equipamento. Inclusive, é possível ampliar a vida útil dela, que gira em torno de dois a cinco anos. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, é importante se atentar à amperagem da bateria, isto é, a capacidade total dela produzir energia. Assim, na hora de comprar, é essencial saber qual a capacidade ideal para o veículo. Caso compre uma bateria mais simples, com menos amperes, o vai ter mais dificuldades para ligar o carro. Ou, por exemplo, se estiver ouvindo música e ligar o carro, o som reinicia.

Veja em seguida: Cuide do seu velhinho: saiba como manter, em boas condições, um carro usado

Consequentemente, uma bateria de amperagem menor também vai fazer com que o equipamento dure menos tempo. Assim, vai precisar trocar antes do previsto. Caso contrário, a amperagem e o tamanho da bateria sejam maiores, poderá ter problemas para fixa-la no motor. Então, também arrisca ter problemas na hora de ligar o veículo.

Logo, uma bateria de 60 Ah (Ampére/Hora), naturalmente tem uma durabilidade maior do que uma de 45 A/h. Por isso, as mais potentes chegam a durar cinco anos. Enquanto isso, as menos resistentes duram cerca de dois anos. Mas, como já tido, também depende muito da manutenção do dono.

Veja em seguida: Vai viajar por estradas esburacadas? Confira como fazer evitar acidentes e danos ao veículo

Durabilidade do alternador da bateria

Além da bateria, os carros têm uma peça chamada alternador, que ajuda a manter o funcionamento do acessório. Em média, dura cerca de 200 mil quilômetros. No entanto, quando apresenta defeito, a bateria não carrega e muitos confundem o problema. Por isso, é importante ir ao eletricista e fazer um teste para saber o real problema.

Veja em seguida: Operação Semana Santa: confira os cuidados com o carro antes de pegar a estrada

Por fim, o que também ajuda a bateria a manter a durabilidade é não deixar o farol ligado com o carro desligado. Caso tenha um carro movido a etanol, sempre mantenha o reservatório de gasolina ligado, pois, vai esquentar o motor e forçar menos o uso da bateria na hora de ligar o veículo. Quanto à qualidade, procure sempre as marcas mais conhecidas no mercado, que possuem garantia também maior. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Car Up Dicas Automotivas’ com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Mustang Mach 1: Ford anuncia início das vendas no Brasil

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy