Operação Semana Santa: confira os cuidados com o carro antes de pegar a estrada

É importante seguir algumas dicas para uma viagem mais segura

São José dos Campos, 14 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Viajar é um momento importante. Afinal de contas, estamos ao lado de familiares, amigos e vamos passar alguns dias longe de casa. No entanto, para que o momento de alegria não vire tragédia, é importante seguir algumas dicas essenciais antes de pegar o carro e colocar na estrada neste feriado da Semana Santa. E o blogue Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Pneus

Primeiramente, verifique se os pneus do carro estão em condições de uso. Caso estejam carecas, o ideal é trocar por novos. Além disso, faça o alinhamento e o balanceamento para o carro ficar ainda mais estável na estrada. E se o pneu estiver já com arame aparecendo, não rode nem por perto, troque imediatamente.

Veja em seguida: Nova Montana chega às concessionárias da Chevrolet em 2023; confira os detalhes

Pane seca

Embora possa parecer óbvio, o carro tem que estar com combustível suficiente para ir e voltar de uma viagem. Isso porque, se o carro ficar sem gasolina no caminho, poderá levar multa pesada, além do risco de causar acidentes. Então, se for fazer viagens longas, encha o tanque e, se preciso, complete no caminho.

Veja em seguida: Quais são as expectativas para os carros usados 2022? Saiba se a valorização será mantida

Cinto de segurança

Outra questão obrigatória é o cinto de segurança. Afinal de contas, já está mais que provado que esse item ajuda e muito em caso de acidentes e até mesmo em freadas bruscas. Aliás, todos devem usar, inclusive quem está no banco de trás. Um triste exemplo é o ex-BBB Rodrigo Mussi, que se machucou gravemente no início do mês. Ainda nesta questão, as crianças devem usar cadeirinhas no banco de trás.

Além dos cuidados com o carro, precisa dirigir com cuidado

Agora, além dos cuidados listados acima, também é importante que dirija com cautela, respeite as sinalizações e, principalmente, os limites de velocidade. Inclusive, jamais beba ao volante, principalmente em viagens. Afinal, bebida e volante não combinam. E sempre ligue os faróis baixos durante o dia, pois também vão aumentar a segurança.

Por fim, também cuide da mecânica do carro. Confira se o motor funciona corretamente, se não vaza óleo e se as condições gerais são adequadas. Troque filtros de óleo e ar. Vale lembrar que o carro não precisa ser novo, mas precisa estar com a mecânica em dia. Mas também confira se a documentação está regularizada e sem atrasos. Depois, é só curtir o feriado e o passeio. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Carro e Carros’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Saiba como fazer para conservar os pneus do carro e confira algumas dicas na hora de trocar

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy