Cuide do seu velhinho: saiba como manter, em boas condições, um carro usado

É possível ter um carro velho, mas com alguns cuidados em dia

São José dos Campos, 12 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Apostar em um carro usado no dia a dia sempre fez parte da realidade de muitas pessoas. Ainda mais agora, onde os preços estão nas alturas e o carro novo mais barato custa acima dos R$ 40 mil. Desta maneira, muitos optam por ficar com os seus ‘velhinhos’ e esse carro usado se torna a única opção. Mas o Olhar Automotivo tem algumas dicas sobre o assunto.

Primeiramente, é importante e óbvio lembrar que, quanto mais passa o tempo, mais o carro tente a se desvalorizar. Assim, também é importante manter o veículo sempre conservado, não só na parte mecânica. Por isso, lave o carro ao menos uma vez por semana e leve em lugares especializados para fazer até uma higiene interna. Isso vai valorizar ainda mais o seu veículo.

Veja em seguida: Vai viajar por estradas esburacadas? Confira como fazer evitar acidentes e danos ao veículo

Depois, também tenha cuidado redobrado com a manutenção, especialmente nos carros com mais de dez anos de uso. Então, sempre faça a manutenção preventiva dos freios e troque o óleo no prazo. Inclusive, esse item é essencial, pois quanto mais desgastado o motor fica, mas ele precisa de lubrificação.

Caso espere muito para fazer levar na oficina, o carro pode começar a apresentar problemas e as trocas podem ficar mais caras. Por exemplo, no caso dos freios, se fizer a manutenção a cada 10 mil quilômetros, vai trocar apenas as pastilhas. Mas, se demorar muito, isso vai afetar o disco de freio e o gasto será maior. Além disso, o ideal é ter um mecânico de confiança e levar o carro no mesmo lugar.

Veja em seguida: Você conhece a ‘Autobahn’? Saiba como funciona a estrada sem limite de velocidade

Carro usado precisa manter a pintura em dia

Além da parte mecânica, a pintura também é muito importante, isso porque o descuido vai queimar a tinta e, pior, começar a surgir pontos de ferrugem. Mas o trabalho de funilaria, muitos vezes, fica mais caro que o serviço mecânico. Então, também procure sempre guardar o veículo em uma garagem coberta. Tudo para valorizar.

Por fim, quem cuida bem do seu ‘velhinho’, vai ter um companheiro para levar a todos os lugares, além da vantagem de não pagar mais IPVA se tiver mais de 20 anos. No Brasil, alguns estados não cobram mais o imposto após 10 anos. A seguir, veja um vídeo do canal ‘Vrum’, com mais algumas dicas.

Veja em seguida: Operação Semana Santa: confira os cuidados com o carro antes de pegar a estrada

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy