Honda aposta na logística de Itajaí para montagem de conjunto de transmissão

Material pronto será sempre enviado para a fábrica de Sumaré, no interior paulista

São José dos Campos-SP, 10 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Honda aposta no sucesso da linha de montagem da fábrica de Santa Catarina, na cidade de Itajaí. Por lá, a empresa começou a fabricar o conjunto de transmissão powertrain. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Agora, a unidade funciona desde o dia 3 de maio e, segundo a Honda, deverá manter o processo de qualidade das outras unidades da fabricante japonesa espalhadas pelo país.

Veja em seguida: Saiba como fazer para tirar risco do para-brisa do carro em poucos minutos; fácil e barato

“A iniciativa está em linha com os constantes estudos realizados pela empresa com o objetivo de agregar maior agilidade, eficiência e competitividade à sua operação”, informou a Honda.

Motorização para o Powertrain

Assim, essa nova transmissão da fábrica de Itajaí vai compor os motores 1.5L DOHC –Vetec, que possui injeção indireta. Além disso, equipa os veículos New City Sedan e Hatchback comercializados no país e também equipe os motores a gasolina, atualmente feitos para exportação.

Isso porque no Brasil os motores dos carros da Fiat são todos flex, recebendo gasolina e etanol.

Logística do litoral catarinense

Uma das razões dessa transmissão ir para a fábrica de Itajaí é na questão da logística. Isso porque a cidade do litoral catarinense conta com um dos principais portos do país. Desta maneira, a importação de peças e componentes se torna mais fácil. Logo, a montagem do equipamento também vai ficar mais rápida.

Veja em seguida: Saiba como fazer para tirar risco do para-brisa do carro em poucos minutos; fácil e barato

Além disso, para montar a transmissão, não precisa dos semicondutores, que estão em falta no mercado mundial e vêm atrapalhando a montagem de veículos em todos os lugares.

“A estrutura portuária e viária da cidade de Itajaí atende as atuais necessidades da Honda. Estamos confiantes nas parcerias estabelecidas no estado de Santa Catarina, que permitirão criar um fluxo estável em nossa cadeia de suprimentos”, disse Otávio Mizikami, vice-presidente industrial da Honda Automóveis do Brasil.

Ida para Sumaré

Após a montagem, a transmissão powertrain da Honda em Itajaí será levada para Sumaré, na região de Campinas, em São Paulo, onde vai se encaixar nos motores produzidos por lá.

Desde 2008, a Honda já produziu mais de 2,1 milhões de motores, tanto para uso interno quanto para exportação. Além disso, em 2022 a Honda comemora 30 anos de atuação no mercado brasileiro. A gigante japonesa chegou ao país dois anos depois da abertura para importação de carros.

Veja em seguida: Anfavea comemora crescimento nas vendas de carro em abril; confira os números

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy