Anfavea comemora crescimento nas vendas de carro em abril; confira os números

Números foram divulgados nesta terça-feira (10) pela entidade

São José dos Campos-SP, 10 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) publicou nesta terça-feira (10) o balanço da produção de veículos e comemorou o aumento de 0,4% em relação ao mês anterior. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, foram produzidos 185,4 mil carros durante o quarto mês do ano, apesar dos feriados. Em março, foram 184,6 mil veículos produzidos no país.

No entanto, o índice ainda está abaixo do comparado com o mesmo período do ano passado. Assim, a produção de carros foi 2,9% mais baixa do que abril de 2021. Já em relação aos quatro primeiros meses do ano, a queda foi ainda maior, de 13,6%.

Veja em seguida: Saiba como fazer para tirar risco do para-brisa do carro em poucos minutos; fácil e barato

Semicondutores são desafios

Atualmente, um dos grandes desafios para a indústria automobilística é a falta de semicondutores, um material essencial para a produção. E a escassez atinge o mundo todo, agravada pela pandemia da Covid-19 e até mesmo pela guerra na Ucrânia.

Inclusive, o novo presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ressaltou que isso impediu um crescimento ainda maior na produção e nas vendas durante este período.

Vendas de carros crescem

Aliás, por falar em venda, os números que a Anfavea divulgou também mostraram crescimento em abril, animando um pouco o mercado que ainda vive em crise.

Neste caso, o mês registrou média de venda de 7.750 carros por dia, contra 6.991 no mês passado, conforme os dados oficiais. Outros 147,2 mil carros foram licenciados em abril, aumento leve de 0,3% em relação a março.

Veja em seguida: Mercedes ganha certificado internacional para carro autônomo; confira como vai ser

Ainda assim, quando se compara com o ano passado, abril teve uma queda de 15,9% em relação ao mesmo período de 2021. Em relação ao primeiro quadrimestre de 2021, a queda total foi de 21,4%.

Entretanto, a Anfavea ressalta que, no ano passado, ainda não havia restrição de produção e venda devido à falta de semicondutores.

Exportações em alta

Por fim, outro número mais animador é o de exportação de veículos. Nos primeiros três meses deste ano, a alta foi de 17,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, a alta foi de 15,2% em relação a março e 32,3% sobre o mesmo período em 2021.

Veja em seguida: Saiba como deixar o seu carro com ‘cheiro de novo’ com essas misturinhas caseiras

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy