Mercedes ganha certificado internacional para carro autônomo; confira como vai ser

Pacote adicional vai servir para o Classe S e o EQS

São José dos Campos, 9 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Mercedes Benz se tornou a primeira fabricante de automóveis do mundo a ter certificação de direção autônoma internacional. No entanto, vale para veículos fabricados em série. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, a certificação passa a valer a partir do dia 17 de maio e vai se tornar opcional para os modelos Classe S e EQS da empresa. Contudo, não é apenas sair dirigindo por aí e ligando o piloto automático.

Mercedes ganha certificado internacional para carro autônomo; confira como vai ser - Divulgação
Mercedes ganha certificado internacional para carro autônomo; confira como vai ser – Divulgação

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Por exemplo, na Alemanha, é possível ligar o piloto automático em um congestionamento. Ou então em uma estrada, onde a velocidade máxima da autonomia do carro fique em até 60 km/h.

Aliás, o Drive Pilot, segundo a Mercedes, controla a velocidade do veículo. Além disso controla também a distância e até eventualmente uma mudança de faixa. A ideia é ter uma autonomia segura para o veículo.

“O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração”, informou a Mercedes.

Sensores para o carro autônomo

Contudo, toda essa autonomia só existe por conta de uma série de sensores que garantem a segurança desta autonomia do veículo. Por exemplo, o pacote Drive Pilot conta com câmeras, sensores de luz à distância, radar e sensores de umidade.

Agora, a empresa aguarda que esse novo sistema seja aprovado em dois estados norte-americanos até o final do ano: Nevada e Califórnia. Desta maneira, vai conseguir melhorar as vendas e ampliar ainda mais a nova tecnologia no mercado internacional.

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Outra questão importante é a tridimensionalidade do sensor do Drive Pilot nas estradas e em qualquer lugar onde o veículo transitar. Isso também é uma forma de aumentar a segurança veicular.

Assim, no nível 3 do piloto automático, liberado na Alemanha desde 2021, o veículo precisa respeitar todas as leis de trânsito e o motorista precisa continuar atento. Caso contrário, estará sujeito a todas as penalizações normais da legislação.

Antes, em 2017, a Alemanha já tinha se tornado o primeiro país a criar uma lei de trânsito específica para carros autônomos. Enquanto isso, aqui no Brasil, ainda não existe lei neste sentido e ainda sem previsibilidade de iniciar.

Então, por enquanto, o veículo autônomo da Mercedes não pode ser comercializado por aqui.  A seguir, acompanhe um vídeo do canal da Mercedes Benz sobre o assunto.

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