Roubo e furto de carro: saiba como fazer para minimizar esse risco; confira algumas dicas

Alguns cuidados podem minimizar os riscos dos proprietários

São José dos Campos, 17 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Roubo e furto de carro é algo que preocupa sempre  os proprietários e também as autoridades. Afinal de contas, além do prejuízo financeiro, a integridade física e a vida das vítimas muitas vezes fica sob ameaça. Por isso, é importante usar algumas dicas para minimizar esse risco. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, é importante diferenciar o roubo do furto. No primeiro caso, o ladrão rouba o veículo mediante ameaça de agressão ou arma de fogo, por exemplo. No entanto, no segundo caso, o bem é roubado sem que a vítima esteja por perto.  Inclusive, pela lei, o primeiro caso é considerado mais grave. Contudo, também existem maneiras para diminuir o risco nas duas situações.

Veja em seguida: Confira algumas dicas importantes para dirigir na estrada de terra

Agora, em relação ao roubo, muitas vezes o criminoso surpreende a vítima e, assim, o máximo que pode-se fazer é entregar tudo sem reagir. Afinal de contas, a nossa vida vale mais do que um bem material. No entanto, não significa que precisamos nos descuidar. É possível se livrar do roubo em algumas situações.

Por exemplo, se estiver chegando em casa e ver alguém suspeito, ou mesmo em algum outro lugar, não pare. Então, dê mais uma volta no quarteirão e, se possível, ligue para a polícia. Além disso, se estiver em uma estrada e alguém jogar pedra no veículo ou ovos quebrados, também não pare e siga. Neste caso, só pare depois de alguns quilômetros, em um local mais seguro. Inclusive, quando estiver dirigindo, deixe as portas sempre travadas.

Veja em seguida: Quando devo trocar de carro? Veja as dicas e tire suas dúvidas

Como evitar o furto do carro

Outra situação comum é com relação ao furto do veículo, que muitas vezes não tem seguro. Então, se o carro for mais novo, a primeira providência é fazer o seguro automotivo. Se não tiver dinheiro, é preferível nem ter o carro. Mas, para evitar furtos, evite estacionar em ruas desertas à noite, ou mesmo durante o dia.

Logo, opte por estacionamentos pagos sempre que for possível e até mesmo evite estabelecimentos que não oferecem vagas aos clientes. Além disso, sempre verifique se as portas estão trancadas e aposte em alarmes e travas.

Afinal de contas, o ladrão gosta de facilidade. Também evite deixar objetos de valor no interior do veículo, como celulares, notebooks e até óculos de marca. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Incrível’, e confira mais algumas dicas.

Veja em seguida: A gasolina está muito cara? Saiba como fazer para economizar combustível com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy