Saiba qual a importância de calibrar os pneus do carro e confira algumas dicas úteis

Medida simples e gratuita faz grande diferença na manutenção dos pneus

São José dos Campos, 17 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho Calibrar os pneus do carro é uma medida das mais importantes e pode até interferir na segurança do veículo. Apesar disso, muitos proprietários não dão a atenção e negligenciam o serviço. Contudo, neste post, o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre essa necessidade.

Primeiramente, vale saber que a calibragem nada mais é do que manter a pressão dos pneus de forma adequada. Então, o ideal é saber qual a medida sugerida no manual do proprietário. No entanto, muitas vezes não temos acesso a essas informações. Ainda assim, dá para ter uma estimativa e, geralmente, a calibragem é entre 28 e 32 na máquina do posto de combustível.

Veja em seguida: Volkswagen comemora sucesso do T-Cross nas vendas e aposta em crescimento

Agora, não tenha ‘preguiça’. Assim, ao abastecer o carro, já vá ao calibrador e faça esse serviço tão importante. Conforme os especialistas, o ideal é que se faça a calibragem dos pneus uma vez por semana, independentemente do quanto vai rodar no período. Mas também não se esqueça do estepe, pois, também precisa de calibragem.

Outra questão importante é quanto ao desgaste dos pneus. Sempre que calibra corretamente, ele vai ficar mais cheio e, consequentemente, vai desgastar menos. Caso contrário, aumenta até mesmo a chance de estourar na estrada. Neste caso, entra a importantíssima questão da segurança automotiva.

Veja em seguida: Roubo e furto de carro: saiba como fazer para minimizar esse risco; confira algumas dicas

Calibrar os pneus ajuda a economizar combustível

Atualmente, qualquer posto de combustível dispõe da máquina de calibragem de pneus e, o mais importante, é gratuito. Assim, não tem desculpa para não fazer. Além disso, com a calibragem em dia, o veículo vai economizar mais combustível. Ainda mais para quem usa o carro todo dia, a diferença no final do mês vai ser grande. Inclusive em relação ao desgaste do pneu, vai ajudar muito a conservar por ainda mais tempo.

Por fim, também é importante lembrar que calibrar os pneus de manhã, quando eles ainda estão frios, é considerado ideal para melhorar o rendimento. Assim, o que pode parecer ‘bobeira’, vai ajudar lá na frente. E também é importante não calibrar muito acima do normal, pois também pode comprometer a qualidade final do equipamento. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘CAR UP Dicas Automotivas’, com mais algumas sugestões sobre o assunto.

Veja em seguida: Saiba como cuidar dos faróis e lanternas do seu carro; confira dicas para aumentar a durabilidade

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy