Vai viajar para a praia? Confira algumas dicas importantes para descer a serra com segurança

Alguns itens do carro precisam ser checados antes de pegar a estrada

São José dos Campos, 19 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Viajar à praia de carro é um momento de alegria e descontração. No entanto, para descer a serra das cidades litorâneas, muitos motoristas se assustam, especialmente os mais novos. Contudo, se observar algumas dicas e medidas importantes, vai conseguir trafegar sem problemas. E o Olhar Automotivo vai falar sobre o assunto.

Primeiramente e o mais básico de tudo é checar o carro antes de viajar. Isso porque descidas e subidas de serras causam um desgaste grande no veículo. Desse modo, a parte mecânica precisa, necessariamente, estar em bom estado. Assim, vá ao mecânico e cheque itens como freio, nível de óleo, água do radiador e condições dos pneus. Caso esteja muito careca, troque impreterivelmente.

Veja em seguida: Cuidados que você deve ter para aumentar a vida útil do seu carro

Após organizar a parte mecânica, especialmente a checagem dos freios, que é primordial, vem as habilidades para descer a serra. Algumas delas descidas são mais íngremes e estreitas, enquanto outras são mais modernas. Por exemplo, descer a serra da Rodovia Oswaldo Cruz, que liga o Vale do Paraíba a Ubatuba-SP, é muito mais difícil do que a Rodovia dos Tamoios, que liga a região a Caraguatatuba e conta com uma estrutura mais nova e moderna.

De todo modo, deve-se seguir regras importantes. Então, na hora da descida, também se atente às trocas de marchas e à velocidade. Desta maneira, desça sempre engrenado e engatado, normalmente em segunda ou terceira marcha. Em estradas íngremes, pode até descer em primeira. Mas jamais desça na ‘banguela’, sem engatar marcha, pois o carro pode perder o controle.

Veja em seguida: Você sabe o que é um carro-conceito? Confira a finalidade desses veículos

Para descer a serra, se atente aos freios

Outra mania que muitos motoristas têm é descer a serra pisando o tempo todo no freio. Desta maneira, quando chegar ao destino, já vai estar sem pastilhas. Por isso, é importante dosar a frenagem e apostar nas marchas reduzidas, pois, desta maneira vai conseguir controlar o carro.

Por fim, se as condições de tempo estiverem adversas, com muita chuva ou neblina, vale parar nas poucas áreas de escape existentes nas serras. Assim, espere as condições melhorarem e, então, siga a viagem até o seu destino. Afinal de contas, a vida vale muito mais do que chegar rápido a um determinado destino. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Doutor Volante’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Dicas para rebaixar o carro sem sair da lei para isso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais