Você sabe o que é um carro-conceito? Confira a finalidade desses veículos

Veículos geralmente não chegam a ser produzidos em série

São José dos Campos, 17 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O carro-conceito, como o próprio nome sugere, é um veículo experimental que fabricantes e montadoras criam, mas que ainda não se produzem em linha. Inclusive, muitos deles nem chegam a tal ponto e ficam apenas na especulação. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, as linhas futuristas são algumas das principais características desses carros. Inclusive, algumas chegam a ser surreais. Tanto é que carros-conceito que surgiram nas décadas de 60 e 70, por exemplo, pareciam naves espaciais. Na prática, nunca chegaram a ser produzidos pelas empresas.

Aliás, muitas vezes o principal objetivo dos carros-conceito é mostrar a capacidade que uma fábrica tem de produzir novas tecnologias. Entretanto, outros carros das fabricantes aproveitam as novidades técnicas.

Veja em seguida: Consórcio de veículos vale a pena? Confira algumas dicas importantes antes de fechar negócio

Mas o carro-conceito é algo antigo e o primeiro deles foi produzido em 1938, pela norte-americana Buick. No caso, o Y-Job, outro exemplo de que as fábricas também optaram por não iniciar produção. Entre os milhares de modelos criados pela indústria, teve até mesmo um modelo movido a energia nuclear, com um reator no motor. Mas também não chegou a entrar em linha.

Carro-conceito é atração nos salões

A pandemia da Covid-19 atrapalhou os salões de automóveis pelo mundo nos últimos dois anos. Mas, gradualmente, esses eventos estão voltando e, inclusive, o São do Automóvel de São Paulo será realizado em agosto, no autódromo de Interlagos. Lá, alguns carros-conceito certamente serão atrativos das grandes fabricantes. No entanto, como já dito, a maioria fica apenas no papel.

Veja em seguida: Saiba qual a importância de calibrar os pneus do carro e confira algumas dicas úteis

Contudo, outros carros-conceito se aproximam da realidade e, segundo especialistas, até 80% deles teriam condições de se tornarem veículos de comercialização em série. De qualquer modo, são uma atração à parte nas exposições. Assim, mexem com a imaginação dos amantes do automobilismo.

Por fim, alguns itens de tecnologia não surgem nos carros-conceito. Mas, sim, nos carros de corrida, especialmente na Fórmula 1. Assim, muitas vezes as fabricantes no mundo tudo instalam essas novidades que vieram dos veículos de competição. Por exemplo, o câmbio semiautomático, ou ‘borboleta’, surgiu nos veículos de corrida. Atualmente faz parte de muitos veículos de rua.  A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Carro Arretado’, com mais algumas informações sobre o assunto.

Veja em seguida: A gasolina está muito cara? Saiba como fazer para economizar combustível com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy