Yugo: carro de país socialista virou vilão de cinema e tem fama de ‘pior carro do mundo’; saiba o motivo
Veículo chegou a ser sucesso de venda nos Estados Unidos na década de 1980

São José dos Campos-SP, 6 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Iugoslávia, país do leste europeu, que durante boa parte do século 20 viveu sob regime socialista, não existe mais. E, seu principal e mais famoso carro, o Yugo, também não. Aliás, ele chegou a ser ‘vilão’ de cinema no filme Carros 2. Além disso, para muitos, leva a alcunha de ‘pior carro do mundo’. Mas, porque será? O Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, vale ressaltar que o Yugo começou a ser produzido em 1978, quando o país ainda era unificado e vivia o auge da Guerra Fria. Mas o carrinho durou até 2008, passando por várias reformulações, até sair de linha totalmente.
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Contudo, o Yugo surgiu na fábrica da Zastava, na Iugoslávia. Aliás, essa fábrica foi destruída em 1999 durante a guerra que dividiu o país em várias nações e depois foi reconstruída.
Evolução do Yugo
A Zastava produzia os carros sob licença da italiana Fiat e o Yugo 45 era um carro dos mais simples, voltado mesmo para o público mais popular. Inclusive, outros carros também simples foram produzidos em outros países da chamada ‘cortina vermelha’ dos tempos do socialismo no leste europeu.
Por exemplo, o Yugo pesava cerca de 800 quilos em 1981, quando teve uma atualização. E o carro de 3,5 metros de comprimento e 900 cilindradas, com velocidade máxima de 135 km/h, ou seja, era um motor inferior aos carros 1.0 no Brasil.
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Como exemplo da limitação do motor, ele fazia de 0 a 100 km/h em quase um minuto. Entretanto, depois foram surgindo outras versões, de 1.100, 1.300 e 1.400 cilindradas. Ainda assim, não era uma motorização das mais potentes.
Sucesso e crítica nos EUA
No entanto, entre 1987 e 1991, o Yugo foi para os Estados Unidos, como uma alternativa para veículos mais baratos. Inclusive, custava apenas 3.900 dólares, o que chamou a atenção do público.
Logo, em pouco tempo, vendeu mais de 141 mil unidades. Contudo, como o desempenho nem se comparava aos dos carros norte-americanos, perdeu mercado e, com isso, surgiu a fama de ‘pior carro do mundo’.
Atualmente, até mesmo na Sérvia, Croácia ou Bósnia, antigas repúblicas iugoslavas, é fácil de encontrar o veículo, que ficou para a história e ganhou essa fama negativa.
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