Emerson Fittipaldi comemora 50 anos do seu primeiro título mundial na Fórmula 1

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Emerson Fittipaldi comemora 50 anos do seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Foto: Arquivo Facebook
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 9 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto Emerson Fittipaldi comemora neste sábado exatos 50 anos da conquista do seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Em 1972, na equipe Lotus, ele foi o primeiro brasileiro da história a faturar o caneco.

Inclusive, ele foi campeão no GP de Monza, na Itália, onde justamente neste final de semana acontece mais uma etapa do Mundial de Fórmula 1 de 2022, onde Fittipaldi estará presente. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Veja em seguida: Equinox EV: Chevrolet apresenta novo carro elétrico, que chega no final de 2023

Fittipaldi foi o mais jovem campeão da época

Na oportunidade, o piloto brasileiro tinha 25 anos e, assim, foi o mais novo campeão mundial da história da Fórmula 1. Naquele tempo, muitos começavam as carreiras mais tarde. E Emerson, que venceu a primeira corrida da carreira em 1970, festejou o primeiro título dois anos depois.

Mas, em 1974, quando já estava na McLaren, ficou com o segundo caneco, sendo o primeiro brasileiro bicampeão do mundo. Ele só não ganhou mais títulos porque, em 1976 apostou no projeto da equipe brasileira, a Coperçúcar, também a primeira equipe do país, que ficou na categoria até 1982.

Emerson Fittipaldi comemora 50 anos do seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Foto: Arquivo Facebook
Emerson Fittipaldi comemora 50 anos do seu primeiro título mundial na Fórmula 1. Foto: Arquivo Facebook

Disputa com Jack Stewart

Em 1972, o grande adversário de Fittipaldi foi o britânico Jack Stewart, que depois foi tricampeão mundial. Então, o brasileiro conseguiu superar um dos grandes nomes do automobilismo da época, quando o britânico corria na extinta equipe Tyrrell.

Veja em seguida: Renault lança o Kwid e-Tech 100% elétrico; veja como ele economiza

Mas Emerson Fittipaldi fez bonito e ganhou dois títulos mundiais. Mas, além disso, ele abriu as portas para os brasileiros na Fórmula 1. Tanto é que, em 1978, Nelson Piquet estreou na categoria, onde foi tricampeão, em 1981, 1983 e 1987.

Além de Piquet, o Brasil ainda teve outro tricampeão mundial, Ayrton Senna, o maior piloto de todos os tempos. Senna foi campeão três vezes com a McLaren, em 1988, 1990 e 1991. Em 1994, morreu em trágico acidente.

Enquanto isso, Emerson Fittipaldi seguiu sua vida de pioneirismo e, no final dos anos 80, também foi para a Fórmula Indy, onde foi campeão mundial em 1989, primeiro brasileiro a conseguir esse feito. E também foi o primeiro piloto do país a ganhar uma corrida na tradicional 500 Milhas de Indianápolis, também em 1989. Em 1993, Emerson Fittipaldi repetiu o feito na prova.

Veja em seguida: Ford revela novo emblema para o Mustang e aumenta expectativa para lançamento mundial

 

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas