Verstappen vence o GP da França, Leclerc abandona e holandês dispara na liderança

Marcos Eduardo
4 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Max Verstappen no GP de Paul Ricard. Foto: Twitter Red Bull
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 24 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o GP da França na manhã deste domingo (24), no circuito de Paul Ricard. Chales Leclerc, o pole position, bateu e abandonou.

Depois, em segundo lugar, Lewis Hamilton teve o seu melhor resultado do ano com a Mercedes, enquanto George Russell ficou em terceiro lugar.

Com esse resultado, Verstappen foi a 243 pontos, ainda mais à frente de Leclerc, com 170. Perez está em quarto com 163.

Além disso, o holandês chegou a 27 vitórias na carreira, se igualando ao lendário Jackie Stewart.

Veja em seguida: Fórmula 1: Leclerc faz a pole position para o GP da França

Como não renovou com a gestora da categoria para o ano que vem, provavelmente este foi o último GP da França no tradicional circuito.

Agora, pilotos e equipes voltam às pistas já neste próximo final de semana. Assim, disputam o GP da Hungria, no outro domingo (31), a 13ª etapa do Mundial.

Como foi o GP da França

Na largada, Leclerc defendeu bem a posição e se manteve na ponta, após fazer a pole. E Hamilton, que largou em quarto, também foi bem e passou Sergio Perez, assumindo o terceiro posto.

Então, nas voltas seguintes, Verstappen iniciou uma perseguição ao monegasco da Ferrari. Assim, a vantagem variava entre meio segundo e um segundo.

Na sequência, Perez também pressionava Hamilton, na tentativa de retomar a terceira posição.

A partir da volta 7, o holandês colou de vez em Leclerc e a briga ficou no ‘mano a mano’ pela liderança.

Enquanto isso, lá atrás, o espanhol Carlos Sainz, que largou no final do grid, ia ganhando posições e já estava em 12º lugar.

Trocas de pneus e acidente de Leclerc

A partir da volta 16, Verstappen foi o primeiro a parar para trocar pneus, entre os pilotos da frente. Na oportunidade, ele colocou pneus duros, quando Leclerc começava a abrir vantagem.

Mas, logo em seguida, na volta 18, Leclerc perdeu a traseira do carro, saiu da pista, bateu na proteção de pneus e abandonou a prova, quando Verstappen era o sexto colocado. No rádio, o monegasco reclamou do acelerador.

Assim, mudou totalmente a cara da prova e entrou o Safety Car. E Verstappen assumiu a ponta, pois, todo mundo parou para trocar pneus.

Veja em seguida: Nissan quer chegar a 50 mil carros produzidos por ano na Argentina

Com isso, o atual campeão mundial foi controlando a vantagem na ponta, mais de três segundos à frente de Hamilton.

Naquele momento, a atração era Sainz, que foi ganhando posição e, na volta 30 assumiu o quarto posto, passando George Russell. E, na volta 42, Sainz passou Perez, indo para o terceiro lugar.

Logo em seguida, teve que parar para trocar pneus e ainda cumprir os cinco segundos de pena. E voltou em nono lugar.

E, na volta 50, Guanyu Zhou abandonou, ficou em posição perigosa e entrou um Virtual Safety Car, só para dar mais emoção. Mas não mudou as posições finais, apenas no terceiro lugar, com Russell passando Perez na relargada.

Veja em seguida: Fiat Argo chega a 400 mil unidades produzidas e tem novidades para 2023

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas