Anfavea: produção de veículos cresce 10,7% em maio, diz entidade

Dados foram divulgados nesta terça-feira

São José dos Campos-SP, 7 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A produção de veículos subiu 10,7% em maio, em relação ao mês passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Desse modo, maio registrou a produção de 205,9 mil unidades de veículos. Segundo a entidade, esse foi o primeiro mês neste ano em que passou da marca de 200 mil unidades. Isso porque, durante esses dois anos de pandemia da Covid-19, a produção ficou prejudicada.

Veja em seguida: Jeep Wrangle 2022 chega com ainda mais autonomia; confira

Afinal, por conta das quarentenas e do lockdown na China, a produção dos semicondutores, essenciais para a fabricação dos carros, ficou comprometida. Então, o cenário também apresentou retração.

Comparação da Anfavea com 2021

Agora, em relação ao mesmo período do ano passado, a Anfavea também registrou alta na produção de veículos, que chegou a 6,8%. Aliás, foi no ano passado em que o problema dos semicondutores atingiu a fase mais crítica.

Além disso, em maio deste ano, a Anfavea registou a venda de 187 mil veículos novos, todos emplacados durante este período. Desse modo, também representou um aumento de 27% em relação a abril. Ou seja, as vendas foram ainda maiores do que a produção.

No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, ainda houve uma retração nas vendas de veículos novos. Isso ficou em 0,9%, praticamente sem alteração.

Veja em seguida: Rodas de liga leve: saiba se vale a pena colocar no seu carro; confira essas dicas

Média de produção

Outro dado importante que a Anfavea divulgou foi em relação à produção média diária de veículos. Então, maio teve um número de 8,5 mil por dia. Isso significa 10% a mais em relação a abrir e também significa o maior número desde o início de 2022.

Mais um dado relevante foi em relação à exportação de veículos novos. Durante maio, o Brasil exportou 46,1 mil veículos para outros países. Logo, foi 2,8% a mais do que em abril. Mas, em comparação com abril do ano passado, esse número foi ainda maior e chegou a 24,6%.

No entanto, se considerar o acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o valor exportado foi 19,4%. E, em valores financeiros, foi 27% maior do que o mesmo período do ano passado.

Veja em seguida: BMW inicia a pré-venda do iX3 M Sport no Brasil; confira os detalhes

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy