Como dirigir carro automático pela primeira vez? Confira essas dicas e saiba o segredo para se sair bem
Na prática, dirigir esses modelos mais modernos é mais fácil do que se imagina

São José dos Campos-SP, 15 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Dirigir carro automático pode parecer simples para quem sempre foi acostumado. No entanto, para quem sempre dirigiu carro de câmbio manual, isso pode ser um desafio no início. Mas o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, vale lembrar que uma das principais diferenças entre os câmbios, além de não precisar trocar a marcha a todo momento no automático, é a ausência da embreagem na versão mais moderna.
Veja em seguida: Gostou da Ferrari Portofino do atacante Hulk? Confira um pouco mais sobre o veículo
Como se atentar aos enunciados do câmbio automático
Agora, a primeira coisa que se faz quando vai dirigir um carro automático, para quem não está acostumado, é pisar na embreagem, que, na verdade, não existe. Por isso, muitos motoristas de primeira viagem, quando param na esquina, ou no semáforo, vão procurar o item até de forma inconsciente e vão pisar em falso.

Contudo, isso é natural e, com o passar do tempo, vão se acostumar. Desta maneira, para quem nunca andou em carro automático, uma dica é começar em ruas pouco movimentadas, para se adaptar ao mecanismo.
Assim, também precisa ficar atento aos enunciados do câmbio automático. Então, o ‘P’ é de park (estacionamento, em inglês), usada para deixar o carro parado. Mas, se estivermos em um semáforo, vamos usar o ‘N’ (neutro), que é o ‘ponto morto’.
Já para dirigir, vamos usar o ‘D’, de ‘drive’, que é dirigir em inglês. Assim, é só tirar o pé do freio aos poucos e começar a rodar. Para isso, não tem muito segredo.
Por fim, ainda existe o ‘R’, de ‘ré’. Assim, como o próprio nome já sugere, é para dar a ré no carro. Geralmente, o câmbio automático tem um botão do lado, onde apertamos para trocar de marcha.
O freio pode ser um importante aliado
Mas, se ainda está inseguro, o ideal é usar o freio do pé quando o carro estiver parado. Assim, quando foi dirigir, acione o ‘D’ e solte, aos poucos, o pé do freio. Mas, para dirigir no dia a dia, na maior parte das vezes, é totalmente tranquilo. Inclusive, é como se estivesse dirigindo um carro convencional.
Por isso, tudo é uma questão de costume. E, quando perceber, já vai estar totalmente acostumado ao câmbio automático e nem vai ter mais saudade dos tempos de câmbio manual.
Comentários estão fechados.