Como dirigir carro automático pela primeira vez? Confira essas dicas e saiba o segredo para se sair bem

Na prática, dirigir esses modelos mais modernos é mais fácil do que se imagina

São José dos Campos-SP, 15 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Dirigir carro automático pode parecer simples para quem sempre foi acostumado. No entanto, para quem sempre dirigiu carro de câmbio manual, isso pode ser um desafio no início. Mas o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, vale lembrar que uma das principais diferenças entre os câmbios, além de não precisar trocar a marcha a todo momento no automático, é a ausência da embreagem na versão mais moderna.

Veja em seguida: Gostou da Ferrari Portofino do atacante Hulk? Confira um pouco mais sobre o veículo

Como se atentar aos enunciados do câmbio automático

Agora, a primeira coisa que se faz quando vai dirigir um carro automático, para quem não está acostumado, é pisar na embreagem, que, na verdade, não existe. Por isso, muitos motoristas de primeira viagem, quando param na esquina, ou no semáforo, vão procurar o item até de forma inconsciente e vão pisar em falso.

Como dirigir carro automático pela primeira vez? Confira essas dicas e saiba o segredo para se sair bem. Foto: Canva
Como dirigir carro automático pela primeira vez? Confira essas dicas e saiba o segredo para se sair bem. Foto: Canva

Contudo, isso é natural e, com o passar do tempo, vão se acostumar. Desta maneira, para quem nunca andou em carro automático, uma dica é começar em ruas pouco movimentadas, para se adaptar ao mecanismo.

Veja em seguida: GM amplia opções de carros elétricos e deve apostar inicialmente em novos SUVs; confira

Assim, também precisa ficar atento aos enunciados do câmbio automático. Então, o ‘P’ é de park (estacionamento, em inglês), usada para deixar o carro parado. Mas, se estivermos em um semáforo, vamos usar o ‘N’ (neutro), que é o ‘ponto morto’.

Já para dirigir, vamos usar o ‘D’, de ‘drive’, que é dirigir em inglês. Assim, é só tirar o pé do freio aos poucos e começar a rodar. Para isso, não tem muito segredo.

Por fim, ainda existe o ‘R’, de ‘ré’. Assim, como o próprio nome já sugere, é para dar a ré no carro. Geralmente, o câmbio automático tem um botão do lado, onde apertamos para trocar de marcha.

O freio pode ser um importante aliado

Mas, se ainda está inseguro, o ideal é usar o freio do pé quando o carro estiver parado. Assim, quando foi dirigir, acione o ‘D’ e solte, aos poucos, o pé do freio. Mas, para dirigir no dia a dia, na maior parte das vezes, é totalmente tranquilo. Inclusive, é como se estivesse dirigindo um carro convencional.

Por isso, tudo é uma questão de costume. E, quando perceber, já vai estar totalmente acostumado ao câmbio automático e nem vai ter mais saudade dos tempos de câmbio manual.

Veja em seguida: Porta de entrada, BMW 118i ganha versão M Sport e chega ao mercado brasileiro com mais equipamentos

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy