Capital Nacional do Antigomobilismo, Caçapava vai ganhar monumento na entrada da cidade
Homenagem será feita com réplica de carro antigo na entrada da cidade

São José dos Campos-SP, 16 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A cidade de Caçapava-SP, no interior de São Paulo, região do Vale do Paraíba, é conhecida como a Capital Nacional do Antigomobilismo desde janeiro de 2016, após um decreto do governo federal.
Agora, o município do Vale do Paraíba, com cerca de 100 mil habitantes, também vai receber um monumento logo na entrada, na rotatória da Avenida Brasil. E o Olhar Automotivo conta um pouco sobre isso.
Primeiramente, esse monumento será a réplica de um dos carros que estão no Museu Roberto Lee, no Centro Cultural da cidade, e que conta com veículos raríssimos, como um Packard 1939, por exemplo.
Monumento bancado por empresários
Segundo a prefeitura de Caçapava, quem vai bancar a construção do monumento é um grupo de empresários, através de um editar, sem custos para o poder público. Desta maneira, a ideia é incentivar o turismo neste setor para a cidade.
Por exemplo, anualmente, a cidade de Águas de Lindoia, também no interior paulista, recebe um grande encontro de antigomobilistas, que impulsiona a economia local. Principalmente na rede hoteleira, bares e restaurantes locais.

Quanto ao monumento em Caçapava, a previsão é de que a réplica de 8,1 metros seja instalada ainda em agosto deste ano. Com isso, quem passar pela rodovia Presidente Dutra, a mais movimentada do país, também poderá apreciar a obra.
Por sua vez, o carro será uma réplica de um dos modelos mais tradicionais do museu e será feito de fibra de vidro e estrutura metálica, em tamanho real. Além disso, a obra vai ficar em uma base de concreto, que ainda será construída no local.
Veja em seguida: Gostou da Ferrari Portofino do atacante Hulk? Confira um pouco mais sobre o veículo
Muitas histórias e depredação
Inicialmente, o Museu do Automóvel de Caçapava surgiu após a morte do empresário Roberto Lee, que tinha paixão por carros e possuía uma vasta coleção. Desta maneira, um antigo galpão no bairro Vila Paraíba abrigou o museu por muitos anos, quando era referência nacional.
No entanto, após algum tempo, o espaço ficou abandonado e muitos carros tiveram peças furtas e até mesmo foram desmanchados.
Alguns até sofreram danos irreparáveis. Entretanto, há alguns anos, a prefeitura de Caçapava adquiriu o acervo da família e instalou no Centro Cultural, no bairro Vera Cruz.
Por fim, alguns carros passaram por restauração, financiados por empresas privadas, e hoje fazem parte do museu novamente aberto ao público.
Comentários estão fechados.