Sua cidade tem muitas ruas de paralelepípedo? Saiba a melhor forma de dirigir nelas

Esse tipo de piso merece uma atenção redobrada

São José dos Campos-SP, 16 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As ruas de paralelepípedo são charmosas e nos remetem a tempos românticos do passado, principalmente na Europa e em cidades do interior do Brasil. No entanto, para quem tem carro, essas vias não têm nada de românticas. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, as vias de paralelepípedo possuem uma aderência menor do que as ruas asfaltadas. Ou seja, os carros terão menos contato firme com o solo. Desta maneira, o risco de acidente se torna maior.

Veja em seguida: Confira algumas dicas para usar o GPS no carro da maneira correta

Então, ao trafegar em uma rua de paralelepípedo, sempre reduza a velocidade também diminua as marchas. Com isso, o seu carro vai ter mais estabilidade e você vai ter mais segurança. Isso sem contar a segurança das pessoas que estão nas calçadas.

Outra dica importante é redobrar a atenção ao subir ou descer em uma via de paralelepípedo. Nestes casos, o cuidado tem que ser ainda maior. Caso esteja descendo, sempre faça isso engrenado. Neste sentido, jamais dirija em ponto morto, pois o veículo poderá perder o controle.

Cuidados semelhantes a ruas de terra

Agora, quando dirigir em uma rua de paralelepípedo, lembre-se que a condução deve ser como uma rua de terra, embora no segundo caso seja ainda mais perigoso.

Entretanto, mesmo que a via seja plana, sem descidas ou sem curvas, ande em marcha reduzida e velocidade baixa, não passando dos 40 km/h.

Neste caso, isso é importante não só para a segurança do motorista, passageiros e pedestres. Mas para a própria integridade do veículo.

Veja em seguida: Saiba o que fazer para limpar o capacete do jeito certo; confira essas dicas simples

Isso porque essas vias cheias de desnível desgastam a suspensão e os amortecedores. Então, poderá ter mais gasto com mecânico devido ao choque dessas peças com o chão instável.

Afinal de contas, a suspensão acaba trabalhando mais em uma via esburacada ou com desnível. Se estiver em uma velocidade muito alta, poderá até perder um pouco desse desgaste, pois a roda não vai ter tanto contato com o buraco. Mas, como já dito acima, tem o risco de acidentes.

Por fim, ao dirigir em ruas com paralelepípedo, redobre o cuidado e a manutenção dos pneus. Trafegar com pneus carecas poderá aumentar muito o risco de acidente. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Márcia Pontes superação do medo de dirigir’ e veja mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Quais os cuidados que devemos ter com os carros com carburador? Veja como fazer

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy