A temperatura despencou e o frio está chegando: quais os cuidados necessários com o carro nesta época? Confira as dicas

Veja algumas dicas simples para esta época do ano

São José dos Campos-SP, 16 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O frio chegou e, com ele, vem a preocupação em relação aos cuidados necessários com o carro durante esta época do ano. No entanto, o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, devemos nos preocupar com a bateria do veículo, um dos itens que mais se sobrecarregam neste período. Por isso, mantenha sempre o reservatório de gasolina no motor cheio.

A temperatura despencou e o frio está chegando: quais os cuidados necessários com o carro nesta época? Confira as dicas - Canva
A temperatura despencou e o frio está chegando: quais os cuidados necessários com o carro nesta época? Confira as dicas – Canva

 

Isso porque isso vai ajudar o carro a ligar de primeira, sem precisar forçar a bateria e o motor de arranque. Principalmente os carros flex em que o motorista opta pelo uso do etanol. Mas nos carros mais antigos, carburados, a situação também é parecida.

Veja em seguida: Sua cidade tem muitas ruas de paralelepípedo? Saiba a melhor forma de dirigir nelas

Caso contrário, poderá diminuir o tempo de vida útil da bateria ou até mesmo comprometer a bateria, o alternador e o motor de arranque do veículo.

Outro item que merece a atenção é o ar-condicionado, para os carros que possuem esse acessório. Como está frio e não vamos usar o equipamento, o ideal é ligar uma vez por semana, para lubrificar e evitar a proliferação de bactérias. Assim, mantenha ligado por 15 minutos.

Itens de segurança para os carros no frio

Agora também temos que nos preocupar com outros itens como o limpador de para brisas e as lanternas e faróis, muitos vezes subestimados pelos proprietários.

No primeiro caso, mesmo que não chova, ele é muito importante. Afinal de contas, de manhã ou já no meio da noite, com o orvalho que se forma na superfície, precisamos do limpador para melhorar a visibilidade.

Veja em seguida: Pneus riscados e recauchutados? Nunca use, saiba por que e confira os riscos

Por sua vez, as lanternas e faróis são essenciais para utilizar em dias de neblina. Com a baixa visibilidade, esses itens são de suma importância para garantir a segurança do motorista.

Por fim, também redobre a atenção com os pneus. Isso porque no período de inverno, as ruas estradas não esquentam, diminui a aderência e o risco de perder o controle é maior.

Portanto, mantenha os pneus sempre calibrados, ao menos uma vez por semana, e jamais use esse acessório careca ou ‘meia-vida’. Isso pode fazer com que perca o controle na estrada e cause um acidente. A seguir, veja um vídeo do canal ‘CAR UP Dicas Automotivas’, com mais informações sobre o assunto.

Veja em seguida: Confira algumas dicas para usar o GPS no carro da maneira correta

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy