Quais os cuidados que devemos ter com os carros com carburador? Veja como fazer
Equipamento ainda existe por conta dos muitos carros dos anos 70, 80 e 90 circulando
São José dos Campos-SP, 15 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Os carros com carburador foram sendo substituídos no mercado brasileiro pelos com injeção eletrônica entre os anos de 1989 e 1995, por exigências do governo para reduzir as emissões de gases. Entretanto, muitos desses carros ainda rodam e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, vale lembrar que o carburador é um equipamento totalmente mecânico e que mesmo sem apresentar problemas, devemos limpar regularmente a cada seis meses. Desse modo, vamos evitar problemas futuros.
Isso porque esse é o principal sistema de alimentação dos automóveis e um mau uso pode até causar incêndios. Nos carros mais antigos, existia a ‘afogador’, que servia para bombear combustível. E, nos carros a álcool, existem os reservatórios de gasolina para facilitar a partida do carro.
Assim, é importante manter o carburador regulado para não afetar inclusive o motor de arranque. Caso o carro demore para pegar, principalmente em dias mais frios, o excesso de tentativas pode comprometer essa outra peça.

Quais os problemas mais comuns no carburador?
Caso o carburador do carro comece a apresentar falhas, uma da característica é o aumento de consumo de combustível. Muitas vezes, chega a 30% acima do normal.
Outro problema comum é a diminuição de potência do motor. Inclusive, isso faz o motorista acelerar mais e, consequentemente, gastar mais combustível.
Além disso, mais uma característica é o carro morrer quando está em marcha lenta, principalmente quando passa por um obstáculo ou para em semáforo. E isso também aumenta o consumo de combustível.
Veja em seguida: Ford inclui a Ranger FX4 no serviço de carro por assinatura
Como fazer para deixar o carro carburado mais econômico
Agora, além dos cuidados mecânicos, o motorista também precisa dirigir da maneira correta para diminuir o consumo de combustível do carro.
Neste caso, evite dirigir na ‘banguela’, ou seja, quando o carro está sem marcha engatada. Além de gastar mais combustível, ainda é perigoso perder o controle.
Mas também é importante acelerar e frear de maneira mais suave, pois, ações mais bruscas vão fazer o carro consumir mais combustível.
Por fim, também troque as marchas sempre no tempo certo e evite ‘esticar’ muito, pois, isso também faz gastar mais. E sempre se lembre de fazer a manutenção preventiva para evitar gastos maiores no futuro.
A seguir, veja um vídeo do canal ‘Tudo sobre automobilística cursos automotivos’ e saiba um pouco mais sobre os carburadores.
Veja em seguida: Partner Rapid: novo utilitário da Peugeot, produzido na fábrica de Betim, em Minas
Comentários estão fechados.