Você sabe trafegar corretamente em uma rotatória? Confira como agir da forma correta
Esse recurso de mobilidade está cada vez mais comum nas grandes cidades
São José dos Campos-SP, 14 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As rotatórias são cada vez mais comuns nas ruas das cidades. Até por serem mais funcionais. No entanto, muitos utilizam de forma errada e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, esse recurso de mobilidade serve principalmente para diminuir congestionamentos e minimizar acidentes, mas o motorista precisa ter alguns cuidados.

Como entrar e sair em uma rotatória?
Agora, para entrar na rotatória, precisa primeiro olhar para a esquerda e ver se não tem outro carro. Caso tenha, pare e espere a sua vez. Se não tiver ninguém, entre com cuidado sempre.
Veja em seguida: Partner Rapid: novo utilitário da Peugeot, produzido na fábrica de Betim, em Minas
Além disso, devemos reduzir a velocidade ao entrar na rotatória e evitar passar dos 30 km/h, por questão de segurança. E também fique atento a eventuais faixas de pedestres. Lembre-se que eles sempre serão prioridades.
Quando foi sair da rotatória, devemos sempre ficar no lado direito e sinalizar que vamos sair da via. Assim, o motorista que está atrás vai ter tempo de reduzir e ficar atento para evitar acidentes.
Tem que dar seta para entrar na rotatória?
Mas, assim como precisamos sinalizar com a seta para sair da rotatória, também precisamos fazer a mesma coisa na hora de entrar. Normalmente, ela desliga automaticamente quando estamos na via.
Contudo, se isso não acontecer, desligue manualmente e evite que o motorista que vem atrás se confunda. Isso pode também causar acidentes.
Caso não dê seta e entre inadvertidamente, poderá ainda levar multa, tanto por parte de agentes quanto pelas câmeras dos centros de operações integradas.
Veja em seguida: Audi aposta em novo programa de carros por assinatura e inclui o e-tron S Sportback
Como proceder em rotatórias múltiplas
Caso entre em uma rotatória com mais de uma faixa, por exemplo, precisa ficar na faixa em que vai virar depois. Então, se logo a seguir entra à direita, o correto é ficar já à direita e nunca se esquecer de sinalizar.
Além disso, outras dicas são importantes para evitar problemas nas rotatórias. Entre elas, evite ultrapassar caminhões grandes ou ônibus quando estiver nelas. Isso porque a visibilidade fica comprometida e esses veículos maiores também podem afunilar a faixa.
Por fim, também nunca pare o carro em uma rotatória, pois, ela é como se fosse um cruzamento. Assim, se parar, poderá também causar acidente e colocar a integridade de todos em risco. A seguir, veja um vídeo do canal ‘Paz no Trânsito Cesar Mota’, com mais algumas dicas sobre o assunto.
Veja em seguida: Ford inclui a Ranger FX4 no serviço de carro por assinatura
Comentários estão fechados.