Você sabe trafegar corretamente em uma rotatória? Confira como agir da forma correta

Esse recurso de mobilidade está cada vez mais comum nas grandes cidades

São José dos Campos-SP, 14 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As rotatórias são cada vez mais comuns nas ruas das cidades. Até por serem mais funcionais. No entanto, muitos utilizam de forma errada e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, esse recurso de mobilidade serve principalmente para diminuir congestionamentos e minimizar acidentes, mas o motorista precisa ter alguns cuidados.

Você sabe trafegar corretamente em uma rotatória? Confira como agir da forma correta - Foto: Canva
Você sabe trafegar corretamente em uma rotatória? Confira como agir da forma correta – Foto: Canva

Como entrar e sair em uma rotatória?

Agora, para entrar na rotatória, precisa primeiro olhar para a esquerda e ver se não tem outro carro. Caso tenha, pare e espere a sua vez. Se não tiver ninguém, entre com cuidado sempre.

Veja em seguida: Partner Rapid: novo utilitário da Peugeot, produzido na fábrica de Betim, em Minas

Além disso, devemos reduzir a velocidade ao entrar na rotatória e evitar passar dos 30 km/h, por questão de segurança. E também fique atento a eventuais faixas de pedestres. Lembre-se que eles sempre serão prioridades.

Quando foi sair da rotatória, devemos sempre ficar no lado direito e sinalizar que vamos sair da via. Assim, o motorista que está atrás vai ter tempo de reduzir e ficar atento para evitar acidentes.

Tem que dar seta para entrar na rotatória?

Mas, assim como precisamos sinalizar com a seta para sair da rotatória, também precisamos fazer a mesma coisa na hora de entrar. Normalmente, ela desliga automaticamente quando estamos na via.

Contudo, se isso não acontecer, desligue manualmente e evite que o motorista que vem atrás se confunda. Isso pode também causar acidentes.

Caso não dê seta e entre inadvertidamente, poderá ainda levar multa, tanto por parte de agentes quanto pelas câmeras dos centros de operações integradas.

Veja em seguida: Audi aposta em novo programa de carros por assinatura e inclui o e-tron S Sportback

Como proceder em rotatórias múltiplas

Caso entre em uma rotatória com mais de uma faixa, por exemplo, precisa ficar na faixa em que vai virar depois. Então, se logo a seguir entra à direita, o correto é ficar já à direita e nunca se esquecer de sinalizar.

Além disso, outras dicas são importantes para evitar problemas nas rotatórias. Entre elas, evite ultrapassar caminhões grandes ou ônibus quando estiver nelas. Isso porque a visibilidade fica comprometida e esses veículos maiores também podem afunilar a faixa.

Por fim, também nunca pare o carro em uma rotatória, pois, ela é como se fosse um cruzamento. Assim, se parar, poderá também causar acidente e colocar a integridade de todos em risco. A seguir, veja um vídeo do canal ‘Paz no Trânsito Cesar Mota’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Ford inclui a Ranger FX4 no serviço de carro por assinatura

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy