GP da Holanda: Verstappen faz a festa em casa e vence a 10ª corrida no ano

Marcos Eduardo
4 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Max Verstappen no GP da Holanda. Foto: Twitter Red Bull
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 4 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto holandês Max Verstappen venceu o GP da Holanda na manhã deste domingo. A prova foi disputada no circuito de Zandvoort e valeu pela 15ª etapa do mundial e o atual campeão mundial fez a festa, com a décima vitória na temporada, a 30ª na carreira.

Em segundo lugar, ficou o inglês George Russell, da Mercedes, com o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, em terceiro. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Com esse resultado, o holandês foi a 310 pontos, ainda mais tranquilo na ponta do campeonato. O vice-líder é agora Leclerc, que foi a 201 pontos.

Veja em seguida: Nivus: Volks comemora 100 unidades vendidas desde o lançamento do carro

Agora, a Fórmula 1 já volta neste próximo final de semana, com o GP da Itália, 16ª etapa da temporada. A prova acontece no tradicional Circuito de Monza.

Como foi o GP da Holanda

Na largada, Verstappen, o pole position, manteve a ponta e ainda já abriu sobre Leclerc logo nas primeiras curvas. Enquanto isso, Hamilton, o quarto, chegou a se tocar com Carlos Sainz, quase rodou, mas manteve a posição.

Em seguida, na segunda volta, Kevin Magnussen, da Haas, saiu da pisa, bateu na proteção e furou o pneu. E já teve que ir para os boxes logo de cara.

Durante as voltas seguintes, o que se viu foi o holandês controlando o ritmo da prova, mantendo a liderança tranquila e com Leclerc atrás. Depois, na votla 15, Carlos Sainz, o terceiro, parou para a primeira troca, mas perdeu muito tempo com um dos pneus.

Na volta 19, Verstappen e Leclerc também foram para os boxes, pois, largaram com pneus macios. E Hamilton, que largou com pneu médio, assumiu a liderança da prova.

Veja em seguida: Carregadores rápidos: região Sul ganha 9 pontos a partir de setembro

Depois, na volta 30, Hamilton parou pela primeira vez, colocou pneus duros para ir até o final da prova e voltou em quarto lugar. E o holandês reassumiu a primeira colocação.

Na volta 37, Hamilton passou Perez, com uma disputa espetacular por posição. O inglês ainda foi atrapalhado por Vettel, que saía dos boxes, mas conseguiu manter a ponta.

Lambança de Tsunoda

Na volta 47, o japonês Tsunoda, da Alpha Tauri, falou que o pneu tava solto e chegou a parar no canto de pista. Então, foi para os boxes, ajustou o cinto de segurança, voltou e parou em seguida, provocando um virtual Safety Car, gerando uma correria aos boxes.

Assim, Vesrtappen parou para trocar pneus e Hamilton, que não ia parar mais, vez um pit para colocar pneu médio e tentar alcançar o holandês no final.

Mas, na volta 55, foi a vez de Valtteri Bottas parar na pista e causar bandeira amarela, o que mudou todas as estratégias novamente. E Verstappen parou para colocar pneu macio, com Hamilton assumindo a ponta.

No entanto, na relargada, não teve muito o que fazer e Verstappen já ultrapassou logo de cara, abrindo vantagem novamente, a partir da volta 60. Depois, o inglês ainda perdeu mais duas posições. E o holandês venceu sem sustos.

Veja em seguida: Verstappen faz a pole em casa e garante festa no GP da Holanda

 

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas