Nissan aposta em tecnologia para minimizar riscos de colisões

Ideia é ter um projeto cada vez mais seguro para os motoristas

São José dos Campos, 28 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A multinacional japonesa Nissan trabalha em uma nova tecnologia que, futuramente, vai ajudar a minimizar os riscos de acidentes de carros. Atualmente, faz diversos testes em parcerias com outras empresas. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, vale explicar que se trata de uma tecnologia de assistência de direção.  Logo, é algo que já existe no mercado, mas este será ainda mais aprimorado. Segundo a Nissan, esse dispositivo em teste aposta em informações precisas sobre tudo o que está em torno do veículo.

Veja em seguida: Saiba como evitar os efeitos da maresia no seu carro com essas dicas simples

Inclusive, no Japão, alguns testes já são feitos com veículos da marca para evitar colisões. E o processo está em andamento, com resultados satisfatórios. Então, em breve o mercado poderá ter outras novidades.

Assim, são câmeras, radares e sensores dispostos para ter um resultado preciso. Neste sentido, deve ampliar bastante a segurança dos veículos no trânsito. Agora, a ideia do projeto é que o carro analise a situação em tempo real e tenha ações imediatas para evitar colisões.

Aliás, a nova tecnologia em teste permite até mesmo que o motorista tenha informações sobre possível lentidão do trânsito e eventuais obstáculos na pista, facilitando a direção e até mesmo tornando a viagem mais rápida.

Veja em seguida: Pneus murchos: saiba os perigos de dirigir assim e evite esse risco

Tecnologia ajuda na geolocalização

Além de propor mais segurança contra colisões, a ideia da nova tecnologia em teste é ainda ajudar a encontrar um local que não se tem na geolocalização, o que também agiliza a viagem. Takao Asami, vice-presidente mundial sênior de P&D avançado, disse que é crucial ter confiança na tecnologia.

“A Nissan foi a primeira a comercializar uma série de tecnologias avançadas de assistência ao motorista”, afirmou ao site oficial da Nissan.

“Quando pensamos no futuro da condução autônoma, acreditamos que é crucial que os motoristas tenham extrema confiança na segurança de seu veículo”, disse.

Segundo ele, a ideia é, de fato, ampliar a confiança dos motoristas “Estamos convencidos de que a tecnologia de percepção real do entorno que estamos desenvolvendo contribuirá significativamente no futuro para aumentar a confiança dos motoristas e reduzir acidentes de trânsito, bem como para a condução autônoma”, afirmou.

Assim, a fabricante japonesa também aposta tudo no projeto Nissan Ambition 2030, que prevê ampliar a segurança em todos os setores. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Nissan Clube’, com uma reportagem sobre segurança automotiva.

Veja em seguida: Carros baratos e com qualidade? Confira alguns modelos com valor médio de R$ 15 mil

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy