Pneus murchos: saiba os perigos de dirigir assim e evite esse risco

É sempre importante verificar com frequência

São José dos Campos, 27 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Os pneus são itens essenciais para qualquer carro. Por isso, devemos ter uma atenção especial com eles e nunca andar com os pneus murchos. Afinal de contas, é perigoso e pode até causar acidentes. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, sempre antes de sair de casa ou de onde estiver, observe como os pneus estão. Caso estejam aparentemente baixo, já vá a um posto de combustível para fazer a calibragem. Muitas vezes, isso resolve o problema.

No entanto, se eventualmente esse pneu estiver muito baixo e aparentemente furado, não rode com ele em hipótese alguma. Isso vai colocar o motorista, os passageiros e até mesmo outros veículos em risco.

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Afinal de contas, especialmente nas curvas, os carros com pneus murchos não vão ter a aderência necessária para seguir e podem sair da pista. Além disso, também corre-se o risco de levar multas e ter o veículo apreendido.

Caso esteja realmente furado, o ideal é trocar no mesmo instante. Por isso, também é essencial que o carro tenha o pneu estepe e totalmente calibrado, em dia. Mas, assim que trocar, já vá ao borracheiro.

Inclusive, basta acompanhar as corridas de Fórmula 1. Isso porque, muitas vezes, quando os pneus dos carros furam, eles rodam e saem da pista. Se isso acontecer com o carro de passeio, em velocidade alta, o risco é o mesmo.

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Qual o pneu do carro fura, o que fazer?

Desta maneira, quando estiver dirigindo e sentir que o pneu furou, já diminua a velocidade gradativamente. Em seguida, pare em um acostamento ou qualquer outro local adequado e seguro para trocar.

Outra questão importante é na hora de calibrar o pneu. Então, faça isso sempre uma vez por semana, pois vai inclusive aumentar o tempo de vida útil dele. Além disso, procure manter a calibragem sugerida pelo fabricante.

Caso não tenha mais o manual do proprietário, procure sempre colocar um valor médio de 28 a 30 no calibrador do posto. Mas também evite colocar um valor muito acima, pois, também pode criar problemas para o pneu. Por fim, se o pneu começar a esvaziar sempre, verifique no borracheiro se é mesmo um furo ou algum problema de calibragem. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Automais oficial’ e veja mais algumas dicas sobre o assunto.

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