Saiba como evitar os efeitos da maresia no seu carro com essas dicas simples

Veículos sofrem com a ação dessa névoa típica da região litorânea

São José dos Campos, 28 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A maresia é uma vilã para a conservação dos veículos. Isso porque se trata de uma espécie de névoa com gotículas de água salgada, que impregna muitas superfícies, causando corrosão. Com os carros, não é diferente e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, tanto quem mora em cidades litorâneas quanto quem vai visitar esses lugares, precisa ficar atento. Inclusive, carros com placas originárias de cidades onde se tem praia costumam desvalorizar mais e ficar mais ‘visados’ por conta disso.

Veja em seguida: Pneus murchos: saiba os perigos de dirigir assim e evite esse risco

Agora, também vale lembrar que a maresia causa, a médio e longo prazo, pontos de corrosão nos carros, desvalorizando o seu patrimônio. Contudo, vai além e coloca em risco outros componentes internos e pode até danificar o bom funcionamento do motor do veículo.

Além disso, peças de borracha também vão ressecar mais facilmente e criar problemas futuros, como as coifas dos amortecedores, por exemplo. Isso sem contar o surgimento de manchas na lataria e também nos vidros.

Quantos quilômetros a maresia atinge?

Geralmente, a maresia fica no ar em um raio de cinco quilômetros. Por isso, mesmo quando não estamos na beira da praia, podemos sofrer com o efeito desse problema típico das cidades litorâneas.

Veja em seguida: Carros baratos e com qualidade? Confira alguns modelos com valor médio de R$ 15 mil

Então, para evitar ou ao menos minimizar esse problema, podemos seguir algumas dicas. Uma delas é procurar sempre estacionar o carro em locais fechados. Talvez não resolva 100%, mas já tem uma proteção a mais para o veículo.

Outra coisa importante é nunca dirigir na areia da praia. Além do risco de atropelar banhistas e atolar em algum ponto, também vai danificar o carro. Inclusive, a areia pode riscar a pintura e, como vai ficar impregnada com o sal da água, a chance de uma corrosão mais forte aumenta.

Por fim, caso seja um turista, procure sempre lavar o carro de forma completa depois que voltar da praia. E até mesmo moradores locais devem redobrar esses cuidados para minimizar os efeitos da maresia no veículo. Logo, também é importante encerar o veículo ao menos uma vez por mês, pois, assim vai proteger melhor a pintura do efeito nocivo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Dimas Auto News’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Preço da gasolina atinge patamar mais alto e chega a R$ 7,27 no Brasil; veja como economizar com o carro

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy