Câmbio automático: confira algumas dicas importantes para uma boa manutenção

Item precisa de cuidados especiais para durar mais

São José dos Campos, 1 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O câmbio automático traz diversas comodidades ao motorista e está cada vez mais presente nos carros modernos. No entanto, esse equipamento também precisa de uma atenção especial. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, para quem não conhece, é importante saber as funções do câmbio automático. Assim, o ‘N’ é o neutro, ou o ponto morto, o ‘P’ é de parking, quando o carro ficar parado, o ‘D’ é de drive, para dirigir e o ‘R’ é a ré. Entretanto, não existe a velha embreagem para controlar o carro.

Veja em seguida: Saiba quais são os itens mais importantes na hora de revisar o carro; confira essas dicas

Mas, quando for ligar o carro e engatar o ‘D’ para dirigir, é essencial pisar o pé no freio e ir soltando aos poucos, para conseguir sair normalmente. Aliás, esse carro não tem embreagem e, quem não está acostumado, muitas vezes pisa no lado esquerdo, onde não tem nada.

Agora, é preciso também ter alguns cuidados. Por exemplo, não devemos usar o ‘N’ quando o carro parar no semáforo. Isso porque o próprio ‘D’ já tem essa função e basta frear. Caso contrário, vai gastar ainda mais combustível e poderá desgastar o equipamento.

Além disso, caso esqueça de colocar o ‘D’, o carro vai acelerar em vão e ainda poderá correr riscos se estiver em uma ladeira, tanto na subida quando na descida.

Outra questão importante é quando o carro eventualmente não ligar devido a uma bateria arriada. Assim, não tente fazer ‘pegar no tranco’, pois, isso pode prejudicar diretamente o sistema do câmbio automático.

Veja em seguida: A garagem está com manchas de óleo? Confira como fazer para resolver com simplicidade

Evite trocar de marcha com o carro em movimento

Depois, também evite fazer troca de marcha em movimento, como ir do ‘D’ para o ‘R’ ou vice-versa e dar aquele tranco. Isso também pode ser decisivo para estragar o equipamento. Então, o próprio nome já diz que é ‘câmbio automático’. Por isso, não force.

Por fim, o câmbio automático precisa passar por revisões periódicas. Isso porque também necessitam trocar óleo e os lubrificantes. Assim, quando sentir que está mais duro para passar a marcha, é sinal de que precisa de algum tipo de ajuste. Logo, se seguir essas dicas, o seu equipamento vai ter uma durabilidade maior. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Opinião Sincera’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: EQS SUV é a nova aposta totalmente elétrica da Mercedes

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy