Escapamento é um item essencial no veículo; saiba como fazer para cuidar adequadamente

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Escapamento é um item essencial no veículo; saiba como fazer para cuidar adequadamente - Foto: Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 19 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O escapamento do carro é um item importante e que devemos nos atentar no dia a dia e na hora de fazer a manutenção. Afinal de contas, como o próprio nome sugere, é por lá que sai a fumaça e as impurezas. Na prática, é um filtro que ajuda a melhorar o motor. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Assim, como em outros componentes, a manutenção preventiva é essencial e, entre outras coisas, vale trocar as borrachas e coxins do escapamento a cada seis meses. Isso porque são itens que ressecam e podem danificar o escapamento.

Escapamento é um item essencial no veículo; saiba como fazer para cuidar adequadamente - Foto: Canva

O que estraga o escapamento do carro?

Agora, o que mais prejudica o escapamento do veículo é o combustível de qualidade duvidosa. Isso porque ele vai sobrecarregar o catalisador, uma espécie de filtro, que fica no acessório. Isso vai, entre outras coisas, gerar corrosão e estragar a peça mais rapidamente.

Veja em seguida: Toyota Camry 2023 chega ao Brasil com aposta no motor híbrido

Além disso, evite fazer adaptações no escapamento. Por mais que goste das versões esportivas, nem todos os carros são projetados para receber um diferente. Então, devemos tomar cuidado e valorizar o original.

Mas também, na hora de dirigir, é preciso ter cuidado, principalmente na hora de passar por lombadas (quebra-molas), buracos e valetas. Caso passe com muita rapidez, poderá danificar alguma peça e soltar o escapamento.

Outra mania que não devemos fazer: pegar o carro no ‘tranco’. Além de prejudicar o sistema de injeção eletrônica, ainda pode danificar o catalisador, um dos itens mais caros que compõem o escapamento do carro.

Veja em seguida: Sem substituto para GP da Rússia, temporada 2022 da Fórmula 1 terá 22 provas

E se o escapamento ficar solto, arrastando pelo chão ou cair de vez, arrume imediatamente, pois, pode gerar multa e até apreensão do veículo.

Como saber se o motor está bom pelo escapamento do carro?

Outra situação importante é que o escapamento também é um ‘termômetro’ para saber se o motor está bom. Por exemplo, para testar, ligue o carro, deixe gastar um pouco de combustível e acelere. Então, se sair uma fumaça mais escura, com um tom anormal, pode ser sinal de problemas.

Contudo, se estiver com dúvida, o ideal é procurar um mecânico de confiança, que vai diagnosticar o real problema do veículo. A seguir, veja um vídeo do canal ‘iCarros’ e confira mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Você dirige com o carro sempre na ‘reserva’? Caso faça, é melhor mudar de hábito; veja porque

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas