Você dirige com o carro sempre na ‘reserva’? Caso faça, é melhor mudar de hábito; veja porque
Costume pode danificar a mecânica do veículo

São José dos Campos-SP, 17 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Dirigir com o carro sempre na reserva de combustível é um hábito de muitos brasileiros. Ainda mais agora, com o aumento constante de preços, que chegou a mais de 30% em um ano. No entanto, não deveriam andar assim e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, embora se use o termo ‘reserva’, essa reserva não existe nos tanques de combustível. Na prática, é a maneira das fabricantes falarem sobre a quantidade mínima no carro e indicar que precisa abastecer imediatamente.
Veja em seguida: BMW X3 M40i M Sport Edition chega ao Brasil com versão limitada; confira o preço
Isso porque, em média essa reserva recebe de 5 a 8 litros no tanque. Ente outros problemas, existe o risco da pane seca, isto é, acabar o combustível. Além de ter o carro apreendido, o motorista ainda leva multa e perde 4 pontos na carteira de habilitação.

Por que não andar na reserva?
Caso não tenha conhecimento em mecânica, saiba que andar sempre na reserva pode fazer entrar ar no sistema de combustível. Por isso, mesmo após abastecer, muitos carros dão uma ‘engasgada’ e até morrem.
Em muitos carros, o aviso da reserva vem com uma luz que acende no painel. Em alguns casos, como os carros da Chevrolet, a luz começa a piscar, o que significa que pode acabar a qualquer momento.
Por isso, deve abastecer no primeiro posto que encontrar no caminho e não escolher. Contudo, o ideal mesmo é não deixar chegar a esse ponto.
O que acontece se eu só andar na reserva?
Um dos riscos de andar com o carro, e também a moto, na reserva, é queimar a bomba de combustível. Isso porque esse equipamento foi projetado para usar com o tanque sempre cheio, ou na metade.
Logo, na tentativa de economizar, vai acabar gastando ainda mais, pois terá também o custo do mecânico e depois para abastecer o carro novamente.
Por fim, dirigir na reserva também vai fazer acumular resíduos de combustível e sujeira. Principalmente nos carros movidos à gasolina. E se esse combustível for de qualidade duvidosa, os problemas serão ainda maiores.
Recentemente, o cantor Gusttavo Lima postou nas redes sociais a sua Mercedes na reserva e brincou que colocaria apenas R$ 20 de gasolina. No entanto, encheu o tanque com mais de R$ 500 e casou alvoroço entre os seguidores. A seguir, veja um vídeo do canal ‘Scuderia Garage’, com mais informações sobre o assunto.
Comentários estão fechados.