GP de Mônaco: Perez vence e Verstappen amplia vantagem na liderança

Marcos Eduardo
4 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
GP de Mônaco. Foto: Twitter F1
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 29 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto mexicano Sergio Perez, da Red Bull, venceu o GP de Mônaco na manhã deste domingo (29), pela sétima etapa do Mundial de Fórmula 1 2022. E o Olhar Automotivo vai falar como foi a corrida.

Em uma prova marcada pelo atraso devido à chuva, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, ficou em seguindo, o atual campeão Max Verstappen em terceiro e o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari e pole position da prova, em quarto.

Com esse resultado, Verstappen foi a 125 pontos, contra 177 do piloto de Mônaco. Perez, com 110, é o terceiro e entra na briga.

Veja em seguida: GP de Mônaco de Fórmula 1: Leclerc faz a pole position e comemora em casa
Próxima corrida
Agora, a Formula 1 dá uma pausa de uma semana e volta no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados, para o GP do Azerbaijão. Assim, a próxima corrida vai ser disputada a partir das 8h (de Brasília).

Enquanto isso, categoria segue a sua chamada temporada europeia, com as provas em sequência no Velho Continente.
Como foi a corrida
Como choveu horas antes da corrida, a pista ficou molhada, mudou a estratégia das equipes e a largada, inclusive, atrasou. Assim, a volta de apresentação aconteceu com Safety Car e com mais chuva.

Desta maneira, sem condições de largar, todos os pilotos foram para os boxes e a direção de prova colocou bandeira vermelha, paralisando a prova antes de começar.

Com uma hora e dez minutos de atraso, a prova começou e Nicolas Latifi, da Williams, bateu antes do Safety Car deixar a pista. A largada foi com os carros em movimento, por causa da chuva.

Veja em seguida: Mercedes EQS: alta performance elétrica a partir de julho no mercado brasileiro

Com isso, as posições iniciais foram mantidas, com Leclerc e Sainz colocando as Ferraris nas duas primeiras posições.

Então, nas voltas seguintes, Leclerc foi abrindo vantagem, enquanto seu companheiro seguia como fiel escudeiro e segurando Perez e Verstappen, deixando a Red Bull mais para trás.

Assim, com pista molhada e poucos pontos de ultrapassagem, o cenário ficou favorável para Leclerc, que em 13 voltas já tinha 5 segundos de vantagem sobre Sainz.

Depois, na volta 19, Leclerc parou para trocar pneus, colocando compostos intermediários, já que a chuva diminuiu.

Mas, em seguida, na volta 22, Leclerc e Sainz pararam para colocar pneus duros e Sainz ficou na frente do companheiro, pois ainda não tinha parado.

Em seguida, as duas Red Bulls pararam e Verstappen voltou à frente de Leclerc, em terceiro, mudando o panorama da prova.

Na volta seguinte, quando o monegasco estava colado no holandês, perdeu o controle na reta dos boxes e quase rodou.
Susto
Na volta 27, a Haas do alemão Mick Schumacher bateu forte, o carro partiu em dois, mas o piloto saiu ileso, apenas entrando o Virtual Safety Car. Mas, como demorou para consertar, deu nova bandeira vermelha.

Então, na relargada, a corrida tinha Perez em primeiro, Sainz em segundo, Verstappen em terceiro e Leclerc em quarto.

As posições foram se mantendo e, nos últimos dez minutos de prova, as Ferraris melhoraram o rendimento e foram para cima, mas com pouco espaço para ultrapassar.

Veja em seguida: Nissan prepara a primeira expedição de volta ao mundo em um carro totalmente elétrico

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas