GP do Japão: Verstappen vence prova tumultuada pela chuva e é bicampeão mundial

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
GP do Japão: Verstappen vence prova tumultuada pela chuva e fica perto do bi. Foto: Twitter F-1
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 9 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O piloto holandês Mas Verstappen venceu o GP de Suzuka, no Japão, a 18ª etapa do Campeonato Mundial. Mas, foi uma prova tumultuada, que teve bandeira vermelha na primeira volta após muita chuva. E o bicampeonato do piloto só se confirmou minutos depois.

Na sequência, Charles Leclerc, da Ferrari, ficou em segundo, com o mexicano Sergio Perez, da Red Bull, em terceiro, na cola dele. Por ter tido menos tempo de prova, valeu apenas metade da pontuação da prova. E Leclerc foi punido com 5 segundos, caiu para terceiro e Verstappen foi campeão.

Veja em seguida: Stepway 1.0 é a nova aposta da Renault no mercado brasileiro

Enquanto isso, no total, foram quase duas horas de paralisação para esperar o recomeço da corrida. Mas, na pista, Verstappen foi dominante. Agora, a Fórmula 1 volta no dia 23 de outubro, com o GP do Estados Unidos, no circuito de Austin, no Texas. A prova começa a partir das 16h.

Como foi o GP de Suzuka

Logo na largada, com muita chuva, Verstappen conseguiu se manter à frente, com Leclerc tentando assumir a ponta. Contudo, pouco tempo depois, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, rodou sozinho e bateu.

Então, a corrida teve bandeira vermelha e foi suspensa por conta da forte chuva no circuito de Suzuka. Inclusive, após isso, a presença de um trator na beira da pista, gerou revolta dos pilotos. Isso porque, em 2014, na mesma pista, o piloto Jules Bianchi sofreu grave acidente, ficou nove meses em coma e morreu justamente por bater o carro em um trator de guindaste.

Veja em seguida: Verstappen faz a pole position para o GP do Japão de Fórmula 1

Mas, após mais de duas horas e 20 minutos de bandeira vermelha, os pilotos relargaram com o carro em movimento, ainda com chuva, para disputarem 40 minutos de prova.

Inclusive, logo após o reinício do GP do Japão, mesmo ainda com chuva, alguns pilotos apostaram nos pneus intermediários como uma tática diferenciada. Foi o casso d dois carros da McLaren, além de Sebastian Vettel e Latifi.

Logo depois, Verstappen e Leclerc também pararam juntos, para mudar o pneu. Mas Perez e Hamilton também pararam, deixando Fernando Alonso na frente, já que ele não tinha parado.

Em seguida, o espanhol também parou e Mick Schumacher chegou a liderar por alguns metros, até Verstappen já o ultrapassar.

Depois, o holandês comandou a prova até o final, abrindo ampla vantagem sobre o Leclerc, que no final ainda sofreu pressão de Perez na reta final do GP do Japão.

Veja em seguida: Mercedes projeta ampliação de material reciclável na produção de carros

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas