Opala, 30 anos de saudade: clássico da Chevrolet saiu de linha em 1992

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Opala 1969 - Marcos Eduardo Carvalho
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 21 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – No dia 16 de abril de 2022, a Chevrolet encerrava a produção de seu último Opala. Era um Diplomata S/E, cor vermelho Ciprus, e que hoje é item de um colecionador em São Paulo. Mas também marcou o fim de uma geração. Afinal de contas, foram 24 anos de história e sucesso no mercado brasileiro. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

No final de 1968, a Chevrolet lançou o Opala no mercado, um carro moderno para a época e com câmbio de três marchas, no volante. Aliás, o veículo foi lançado durante a sexta edição do tradicional Salão do Automóvel, em São Paulo. Assim, o nome do carro foi uma homenagem ao Impala norte-americano e à Opel. Inclusive, o desenho do carro foi inspirado o Opel Rekord.

Veja em seguida: Confira as principais mudanças das regras de trânsito que já estão valendo

Logo no começo, o Opala já caiu no gosto popular e teve garotos-propagandas de peso, como o astro Rivelino, da Seleção Brasileira, o cantor Jair Rodrigues e a atriz Tônia Carreiro, considerada uma das mulheres mais bonitas da época.

Então, o carro foi passando por evoluções ao longo dos anos e ganhou versões esportivas, como o SS, que também fez muito sucesso em seu auge, na década de 1970. No entanto, a crise do petróleo, em 1973, impactou na venda do Opala. Afinal de contas, era um carro potente e que consumia muito combustível.

Veja em seguida: Qual a quilometragem ideal para um carro seminovo? Confira algumas dicas valiosas

Opala ganha sua ‘perua’ em 1975

Apesar dos problemas econômicos, o Opala não saiu de linha e continuou crescendo. Em 1975, a Chevrolet lançou a Caravan, que era a versão State Wagon, ou ‘perua’, como também é chamada. E o carro família ficou no mercado até 1992, acompanhando as transformações do Opala.

Depois, em 1980, com o auge da família Comodoro, o Opala passou por sua primeira grande restilização, se caracterizando durante toda aquela década. No início dos anos 1990, passou por nova transformação, antes de deixar a produção.

Por fim, o Opala sempre foi sinônimo de sofisticação e ficou conhecido por ser o carro oficial de muitos prefeitos, governadores e até presidentes. Mas também serviu muito às polícias civil e militar da época, quando também fez história.  A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘FUTCOMOLEGUSTA’, com a propagada do Opala em 1969, estrelada por Rivelino.

Veja em seguida: Confira os problemas que podem fazer com que seu carro fique sem força

 

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas