Quando o motor do carro precisa passar por uma retífica? Confira os sinais e as dicas

A durabilidade também depende muito da manutenção

São José dos Campos, 29 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O carro, como qualquer produto mecânico, tem seu desgaste natural e também um tempo de vida útil. Assim, com o tempo, o motor vai precisar passar por uma retífica. Mas, quando vai precisar ‘abrir o motor’? O Olhar Automotivo vai falar sobre o assunto.

Primeiramente, é difícil cravar com quantos quilômetros vai precisar retificar o motor de um carro. Isso porque vai depender também da manutenção feita no veículo. Frequentemente, os motores duram mais de 200 mil ou 300 mil quilômetros sem retífica. E há relatos até de carros que rodaram um milhão de quilômetros sem retificar.

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Contudo, quando começamos a ouvir muitos barulhos vindos do motor ou quando temos dificuldades para ligar o veículo constantemente, pode ser um sinal dessa necessidade. Além disso, quando o escapamento solta muita fumaça e o nível do óleo fica muito baixo, também é um sinal.

Mas o motor tem muitas peças e, muitas vezes, a retífica pode ser feita em algumas peças ou na totalidade. O mais comum é mexer na junta do cabeçote. Aliás, neste caso, outros carros mais novos passam por isso quando o proprietário esquece de colocar água no radiador ou quando estoura uma mangueira.

Além disso, quando o consumo de combustível se torna excessivo e quando o carro fica sem potência na aceleração, também significa que o motor precisa dessa retífica.

Qual o valor de uma retífica de motor?

Agora, muita gente se pergunta sobre o valor da retífica do motor de uma carro. Mas, uma coisa é certa: não fica barato. Contudo, o valor varia muito para cada modelo e também para a quantidade de peças. Então, pode ficar a partir de R$ 1.500 e também passar dos R$ 7.000.

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No entanto, quando a retífica é bem feita, o motor pode rodar até mais tempo do que o original, desde que o motorista dirija sempre da maneira correta. Mas, aqui vale uma atenção para carros de motor CHT, como Escort, Del Rey e Corcel 2: o número do motor deles fica em uma plaqueta parafusada no bloco.

Por isso, quando for retificar, o mecânico precisa guardar essa peça. Caso contrário, vai perder o número do motor e terá que remarcar. Em muitos carros, pode gerar até problemas e apreensão do veículo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘CAR UP Dicas automotivas’, com mais um pouco sobre o assunto.

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