Câmbio automático: você sabe usar corretamente esse equipamento? Confira
Aos poucos, esse modelo se torna cada vez mais popular
São José dos Campos-SP, 7 de agosto de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O câmbio automático é um facilitador para a vida do motorista. Afinal de contas, não precisa trocar marchas no trânsito e, principalmente, não tem o pedal de embreagem.
Contudo, muitos motoristas passaram grande parte da vida dirigindo carros manuais e se adaptar a um automático não é tão fácil de início. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.
Primeiramente, é importante conhecer todos os itens do câmbio automático e saber como funciona. Basicamente, para sair do lugar vai selecionar o ‘D’ de drive, enquanto o ‘N’ de neutro serve enquanto espera o semáforo abrir.
Veja em seguida: Feirão de veículos: saiba porque devemos tomar cuidado ao fazer negócio
Enquanto isso, o ‘P’, de parking, é para estacionar e parar o carro definitivamente. Já o ‘R’, de ré, é justamente para esse propósito. Mas o que não muda é o freio de mão, que continua do mesmo modo.
Algumas dicas importantes do câmbio automático
Agora, quando estiver parado no semáforo ou em uma esquina, além de deixar no ‘N’, ainda é importante não ficar pisando no acelerador e nem no freio. No segundo caso, só vale se tiver em uma subida. Ainda assim, nos veículos mais modernos, com sensores de ré, isso não é mais necessário.
Contudo, na hora de ligar o carro automático, é essencial pisar no freio para ligar. Ao menos nos veículos mais novos. Isso é até uma forma de segurança, para o veículo não escapar sozinho.

Outra dica importante, na hora de estacionar o carro: antes de selecionar o ‘P’, puxe o freio de mão. Isso porque, segundo os especialistas, vai ajudar a evitar um desgaste no equipamento. E vai ajudar a dar mais longevidade à transmissão.
Além disso, os carros automáticos mais novos são tão ou até mais econômicos quanto os carros manuais. Isso porque, antigamente, eles costumavam consumir mais combustível.
Caso o seu carro automático tenha a letra ‘L’ de ‘Low’, não se assuste. É um item ainda mais importante para a segurança. É que ele deixa o carro mais lento em descidas e é interessante para serras, por exemplo.
Por fim, esqueça totalmente a perna esquerda. Afinal, sem a embreagem, ela não tem nenhuma utilidade. E se no começo pisar sem querer e der um ‘tranco’, não se envergonhe. Acontece com todo mundo que nunca dirigiu um carro de câmbio automático.
Veja em seguida: Anfavea comemora alta na produção de veículos em julho no Brasil
Comentários estão fechados.