Você troca o óleo do carro no tempo certo? Saiba porque esse item é tão importante

Não devemos negligenciar a troca periódica do óleo do seu carro

São José dos Campos-SP, 17 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Todos os carros precisam trocar o óleo de motor. Alguns são a cada 5.000 quilômetros e outros a cada 10 mil quilômetros, ou a cada 12 meses, o que vier primeiro. Mas, nem todos os motoristas se preocupam com isso e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, na hora que for trocar o óleo, devemos manter a mesma composição do óleo anterior. Então, se está com óleo sintético, deve continuar com o mesmo na hora da troca. E, se tiver com óleo convencional, também deve manter.

Veja em seguida: Qual a importância das calotas na roda do carro? Confira essas dicas

Tudo isso é importante para garantir a maior durabilidade e o melhor funcionamento do motor. Inclusive, pode até mesmo influenciar no consumo de combustível.

Caso não saiba qual o tipo de óleo que eventualmente está no motor do carro, procure um mecânico ou o autoposto e busque orientações.

Importância da troca do óleo

Outra questão muito importante é quanto à durabilidade das peças do motor. Assim, se o óleo está velho ou se o carro está sem óleo, essas peças que formam uma engrenagem vão se desgastar mais rapidamente e terão um tempo de vida útil menor.

Além disso, se demorar muito para trocar o óleo, o produto vai envelhecer, ficar mais viscoso e poderá também causar danos nas peças.

Veja em seguida: Capital Nacional do Antigomobilismo, Caçapava vai ganhar monumento na entrada da cidade

Lembre-se que, se não trocar o óleo corretamente, poderá ter que mexer no motor mais cedo e o gasto para uma possível retífica certamente será bem pior. Por isso, nunca economize na hora da troca.

Verifique o óleo regularmente

Você troca o óleo do carro no tempo certo? Saiba porque esse item é tão importante. Foto: Canva
Você troca o óleo do carro no tempo certo? Saiba porque esse item é tão importante. Foto: Canva

Embora o óleo tenha o tempo certo para trocar, é sempre bom conferir uma vez por mês o nível do líquido no motor. Preferencialmente logo cedo, antes de dar a partida. Assim, até mesmo quem é leigo vai saber conferir.

Isso porque basta tirar a vareta do motor e, se a ponta estiver molhada, é porque o óleo está em dia. Caso contrário, precisa completar. E, se o nível continuar baixando, o ideal mesmo é procurar uma oficina mecânica especializada.

Mas, se mantiver sempre a troca regular, incluindo os filtros de óleo e gasolina, o motor do seu carro terá uma durabilidade maior e também ficará mais eficiente.

Veja em seguida: Mustang Mach 1: clássico das ruas configurado para as pistas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy