CNH ganha novo formato a partir deste 1º de junho; confira o que muda

Marcos Eduardo
4 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
CNH ganha novo formato a partir deste 1º de junho; confira o que muda. Foto: Contran
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 31 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) começa nesta quarta-feira (1), a exigir o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, não há motivo para preocupação. Isso porque, quem já tem a carteira atual, em vigência, só vai precisar atualizar quando renovar. Por exemplo, quem renovou ou tirou carteira no ano passado e tem menos de 65 anos, só vai precisar se preocupar daqui a nove anos.

Afinal de contas, desde 2020, a renovação da carteira passa a ser a cada 10 anos. Apenas quem tem mais de 50 anos precisa renovar, por questão de idade. Acima dos 70 anos, a renovação é a cada três anos.

Veja em seguida: Veja o que todo mundo deveria saber sobre a importância do cinto de segurança; confira

O que muda com a nova CNH?

Agora, a principal alteração na nova CNH é a questão da segurança contra fraudes. Isso porque terá agora  novos gráficos e vai passar a ter também um novo sistema internacional de identificação.

Desta maneira, quando o motorista for para alguma região fora do país, poderá usar o documento também com mais autoridade.

Além disso, a nova CNH seguirá com duas versões: impressa e digital, assim como já tem sido nesses últimos anos. Entretanto, para a versão digital, é importante andar com o celular, para mostrar o documento quando for pedido.

Veja em seguida: Qual foi o primeiro carro à álcool no Brasil? Se surpreenda com essa história

Cores da nova carteira

Atualmente, a carteira que entra em vigor no dia 1º de junho terá predomínio das cores verde e amarela. Enquanto isso, a carteira atual tem predomínio da cor verde.

Outra novidade é um holograma que vai ficar na parte de baixo do documento e ainda itens que só são visíveis com raio ultravioleta. Com isso, a medida poderá reduzir o risco de fraude e ter um documento falso.

Outra novidade visível é a assinatura, que agora vai ficar embaixo da foto, mais uma maneira de identificar melhor o condutor.

QR Code continua

Desde 2017, as carteiras de habilitação contam com um QR Code, onde todos os dados dos motoristas podem ser consultados. E isso continua na versão atual, que ainda tem mais duas novidades escritas.

Caso seja um motorista com carteira temporária, para o primeiro ano de habilitação, aparecerá a letra ‘P’. Já os motoristas com carta definitiva terão a letra ‘D’.

Por fim, agora o motorista pode usar o nome social na CNH e ainda pode colocar a filiação afetiva do condutor.

Veja em seguida: ID.3 e ID.4, os elétricos da Volkswagen, fizeram sucesso com o público em São Paulo

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas