Ford testa o geofencing, um controle automático de velocidade

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Ford testa o geofencing, um controle automático de velocidade. Foto: Ford Divulgação
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 27 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Ford está em fase de testes na Europa de um sistema chamado ‘geofencing’. Com ele, será possível controlar automaticamente a velocidade do carro ao passar por uma área restrita, como hospitais e escolas, por exemplo.

Desta maneira, a marca norte-americana aposta nesta delimitação de forma virtual. Desse modo, vai aproveitar a conectividade dos veículos para aumentar a segurança dos pedestres E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Veja em seguida: Mini Coop S E chega ao mercado brasileiro com versão limitada e exclusiva

Geofencing é testado em duas Vans

Agora, os testes estão sendo feitos com dois veículos. Então, se tratam de vans elétricas Ford E-Transit. Com isso, além de levar mais segurança aos centros urbanos, também ganha em sustentabilidade.

Afinal de contas, os carros elétricos são as grandes ‘vedetes’ do momento no mercado europeu. E estão avançando cada vez mais para eliminar os combustíveis fósseis. E ainda tem o trabalho voltado para a melhoria da segurança viária.

Ford testa o geofencing, um controle automático de velocidade. Foto: Ford Divulgação
Ford testa o geofencing, um controle automático de velocidade. Foto: Ford Divulgação

 

Consequentemente, com a adoção desse sistema de geofencing, também vai reduzir a quantidade de multas pagas pelos motoristas. E a conscientização será ainda maior. Neste caso, o limitador de velocidade será automático, sempre que adentrar em uma via específica.

Veja em seguida: GNV: confira alguns cuidados para evitar acidentes graves

Desse modo, o motorista nem vai ter muito com o que se preocupar. Naturalmente, esse ainda é um projeto embrionário da Ford, mas que deverá funcionar e, em alguns anos, vingar nos seus carros. Mas também nos veículos de outras montadoras espalhadas pelo mundo afora.

Atualmente, as avaliações acontecem na cidade de Colônia na Alemanha. Aliás, em se tratando de carros elétricos, os alemães também estão crescendo, principalmente com os modelos da Mercedes e BMW.

Números

Segundo dados divulgados pelas autoridades, cerca de 30% das mortes nos trânsitos dos países que englobam a EU (União Europeia) são com pedestres e ciclistas. E isso se deve muito ao excesso de velocidade cometido pelos motoristas.

Basicamente, o funcionamento do geofencing acontece por meio de GPS, que já tem previamente definido os locais. Esses testes feitos na Alemanha englobam duas velocidades: 30 e 50 km/h. Então, a ideia da Ford é fazer o serviço e os testes pelo período de um ano nesta cidade do interior do país.

Veja em seguida: Ford quer produzir 2 milhões de carros elétricos até 2026

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas