Pisca-alerta ligado: confira como fazer para usar o recurso adequadamente no trânsito

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Pisca-alerta ligado: confira como fazer para usar o recurso adequadamente no trânsito - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 30 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O pisca-alerta, como o próprio nome sugere, é um item que serve para alertar outros motoristas. Geralmente, se usa essa luz piscante em emergências no trânsito. No entanto, muitas vezes os motoristas utilizam sem necessidade. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, o Código de Trânsito Brasileiro indica que o pisca-alerta é uma luz intermitente que devemos acionar em emergências específica e, normalmente, com o veículo parado. Então, usar o recurso com o carro em movimento, de forma inadvertida, vai render multa de gravidade média.

Veja em seguida: Por que entra água no meu carro? Confira o que fazer para resolver o problema

Então, o pisca-alerta serva como uma maneira de o motorista se comunicar com o outro que está próximo, mostrando uma emergência e perigo. Por exemplo, se está com pneu furado ou algum problema mecânico, é motivo para usar.

Neste caso, devemos parar no acostamento, ou em algum outro lugar seguro da via, ligar o pisca-alerta e também colocar o triângulo alguns metros atrás, para dar tempo de quem vem atrás visualizar. Tudo para aumentar a segurança.

Outra situação permitida para usar o pisca-alerta é em vaga de farmácias. Desta maneira, com o limite de 15 minutos, pode deixar o carro naquela vaga, comprar o remédio e voltar. Isso porque outras pessoas também vão precisar dessa emergência. Assim, deve-se permitir essa rotatividade.

Veja em seguida: Por que entra água no meu carro? Confira o que fazer para resolver o problema

Pisca-alerta em movimento

Apesar de ser proibido pelo Código de Trânsito, existem exceções em que se permite usar o pisca-alerta do carro. Por exemplo, se o trânsito para de repente em uma estrada, é válido ligar essa luz para avisar quem vem atrás para diminuir. Neste sentido, vai até mesmo ajudar a evitar uma colisão traseira e o aumento do engarrafamento. Então, se trata de uma questão preventiva e que cada vez os motoristas usam mais.

Por fim, no mesmo lugar onde se liga o pisca-alerta, também ficam as setas do carro. Neste caso, o Código de Trânsito também obriga o uso delas para conversão em alguma rua. Caso contrário, também poderá causar acidente, pois vai diminuir a velocidade para entrar em um lugar e, quem vem atrás, pode não conseguir parar.

Mas também devemos ficar atentos para não esquecer a seta ligada sem necessidade de uso, o que também é uma infração de trânsito. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Dica do Instrutor’, com um pouco mais sobre o pisca-alerta.

Veja em seguida: Óleo mineral, sintético ou semissintético? Confira qual é o melhor para o seu carro

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas